Instituto Estação das Letras

Publicado: janeiro 16, 2018 em Uncategorized
Mergulho no Conto

Definição e conceituação do conto. Leitura de textos clássicos e contemporâneos, escolhidos de modo a explicitar os diferentes períodos e movimentos da literatura brasileira e universal e permitir a análise e a discussão sobre a carpintaria da escritura deste gênero literário.

Prof. Bráulio Tavares – é contista, poeta, compositor, letrista e pesquisador de literatura fantástica. Organizou antologias de Edgar Allan Poe e de H.G. Wells, Borges e outros autores de literatura fantástica. Assina uma coluna no Jornal da Paraíba apenas sobre o gênero fantástico. Seu livro de contos A Espinha Dorsal da Memória (Caminho, 1989) ganhou o Prêmio Editorial Caminho de Ficção Científica, e seu último livro, 78 Rotações (Jovens Escribas, 2015), contém crônicas sobre a insensatez cotidiana.

De 22, 24 e 25/01/2018 (2ª, 4ª e 5ª feira) das 18h30 às 20h30 | Carga horária: 8h


Usina Ler e Contar, Contar e Ler – Oficina de contação de histórias

A proposta da oficina é promover uma experiência de sensibilização com pessoas de diferentes áreas e interesses para uma prática de ouvir e contar histórias.

Ouvir, contar, ler e ver. As narrativas e as diferentes práticas leitoras. O texto, a oralidade, as imagens e as escrituras. A ação, reação e interação dos contadores de histórias e seus públicos. A leitura em voz alta. A relação espacial e o corpo/voz. Dinâmicas de ações dramáticas. Apresentação de filmes de animação.
Metodologia
Leitura de textos, contação de histórias, apresentação de audiovisual (documentários sobre o tema), exercícios de práticas de leitura e de narração.

Prof. Francisco Gregório Filho – Contador de histórias e escritor. Desenvolve oficinas de formação de contadores de histórias há mais de 30 anos no Rio de Janeiro e em outras cidades do país. Publicou livros de histórias para leitores infantojuvenis e para adultos. Também escreve artigos para jornais e revistas sobre práticas leitoras e a ação de contar histórias. Foi o primeiro coordenador do PROLER (Biblioteca Nacional/Ministério da Cultura) entre 1992 e 1996. Gestor de programas e projetos com as diferentes linguagens artísticas e a formação de leitores. Alguns de seus livros: Dona baratinha e outras histórias (Rocco); Lembranças amorosas (Global) e Ler e contar, contar e ler (Letra Capital).

De 22 a 25/01/2018 (2ª a 5ª feira) das 18h às 20h30 | Carga horária: 10h


Grupo Clarice – Leitura e estudo de textos

A proposta do grupo é a leitura e debate das obras de Clarice Lispector.
O primeiro livro a ser estudado será o Água Viva, talvez o livro mais desconcertante da autora.
Os encontros acontecerão em 2 dias por mês conforme descrito abaixo.

Prof. José Castello – Escritor e crítico literário. É colunista do mensário “Rascunho”, de Curitiba, e do suplemento “Pernambuco”, do Recife. Foi colunista do “Prosa & Verso”, de O Globo. Autor, entre outros, de “Ribamar” (Bertrand Brasil, 2010, Jabuti de “romance do ano” em 2011), “Vinicius/O Poeta da paixão” (Companhia das Letras, 1994, Jabuti de “ensaio do ano” em 1995) e de “Dentro de mim ninguém entra” (Berlendis, 2016).

Dias 26 e 27/01/2018 (6ª feira das 18h às 21h e sábado das 10h às 13h) | Carga horária: 6h


Oficina de Revisão e Copidesque

O curso tem o objetivo de formar profissionais habilitados a trabalhar na área de editoração, como editores de texto, copidesques e revisores de provas. Aulas com diversos exercícios.

Prof. Alvanísio Damasceno – É jornalista, revisor, preparador de originais e redator. Atua na área desde 1980 em editoras como Record e Ediouro.

Dias 27/01 e 03/02/2018 (sábados) das 10h às 17h | Carga horária: 12h


Oficina da Crônica

A oficina buscará definir, apreciar e praticar a crônica, gênero jornalístico-literário que alguns estudiosos veem como tão essencialmente brasileiro quanto a jabuticaba. Na primeira aula, um pouquinho de história (e uma encomenda aos alunos). Na segunda, a leitura de algumas crônicas clássicas (e a entrega da encomenda). Na terceira, comentários gerais sobre as crônicas produzidas pelos próprios alunos.

Prof. Arthur Dapieve – Professor universitário, jornalista, escritor e editor. Colunista de O Globo. Publicou, entre outros, BRock – O rock brasileiro dos anos 80 (Editora 34) e De cada amor tu herdarás só o cinismo (Objetiva).

Dias 29, 31/01 a 01/02/2018 (2ª, 4ª a 5ª feira) das 18h30 às 20h30 | Carga horária:6h


Ler e escrever: um santo remédio

“A literatura não muda o mundo, mas sim as pessoas. E as pessoas mudam o mundo”. (Mario Benedetti). A partir desta perspectiva, a proposta da oficina é apresentar  histórias, contos, crônicas, poemas, como remédios para nossos males e anseios. Observar o que a leitura evoca em cada um cuidando do que é dito e escrito.
As aulas são interdependentes e, temas selecionados previamente, norteiam sua dinâmica.

Profª. Silvia Carvão – Formada em Letras pela UERJ com cursos de extensão universitária em Literatura Brasileira e especialização em Leitura e Produção Textual.

De 29/01 a 02/02/2018 (2ª a 6ª feira) das 18h30 às 20h30 | Carga horária: 10h


Oficina de Textos com Marina Colasanti

Encontros de reflexão, leitura e criação literária com a autora de Uma idéia toda azul, entre outros títulos. A produção textual dos alunos será analisada e comentada pela escritora. É necessário que cada inscrito traga um texto de uma lauda como pré-requisito. Vagas limitadas.

Prof.ª Marina Colasanti – Jornalista, poeta, contista, ensaísta, autora de literatura infantil e juvenil e ilustradora. De sua vasta e premiada obra, destacamos: Fragatas para terras distantes, A moça tecelã e A menina arco-íris.

Dias 30/01 e 01/02/2018 (3ª e 5ª feira) das 18h30 às 20h30 | Carga horária: 4h


Oficina de Romance

Como escrever um romance. Quais os caminhos que o gênero oferece. Quais as principais dificuldades. A partir da análise de trechos escolhidos (Dom Casmurro, Vidas secas, Anna Kariênina, etc.), o curso pretende abordar aspectos teóricos (construção do personagem, enredo, foco narrativo, diálogos etc.). No que diz respeito à prática, o aluno poderá perceber através de breves exercícios aspectos importantes da construção de um romance que devem ser levados em conta no momento da escrita.
Cada participante poderá enviar um original com até 15 laudas que será previamente lido pela autora e, comentado em sala de aula. Prazo de envio até 22/01/2018 – estacaodasletras@estacaodasletras.com.br

Profª. Carola Saavedra – Autora dos romances Toda terça (Companhia das Letras, 2007), Flores azuis (Companhia das Letras, 2008; eleito melhor romance pela Associação Paulista dos Críticos de Arte, finalista dos prêmios São Paulo de Literatura e Jabuti), Paisagem com dromedário (Companhia das Letras, 2010, Prêmio Rachel de Queiroz na categoria jovem autor, finalista dos prêmios São Paulo de Literatura e Jabuti) e O inventário das coisas ausentes (2014). Seus livros foram traduzidos para o inglês, francês, espanhol e alemão. Está entre os vinte melhores jovens escritores brasileiros escolhidos pela revista Granta. Escreve para a Revista Pessoa.

Dias 02 e 03/02/2018 (6a feira das 18h às 21h e sábado das 10h às 13h) | Carga horária: 6h

Nosso endereço:

Instituto Estação das Letras

Rua Marquês de Abrantes, 177 – Lojas 107/108 :: Flamengo

Rio De Janeiro, RJ 22230-060

Brasil
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s