Estação das Letras: cursos em Fevereiro

Publicado: janeiro 27, 2017 em Uncategorized
Princípios Essenciais da Escrita Criativa
Nesta breve oficina, pretende-se verificar cinco princípios básicos da escrita ficcional, refletindo sobre a teoria, verificando exemplos de sua ocorrência e aplicando-os em exercícios criativos.

Prof.ª Noemi Jaffe
Dia 04/02 (sábado) das 10h às 17h | Carga horária: 6h


Como Escrever seu Romance
O curso abordará as seguintes etapas do processo criativo e de elaboração de um romance:

  1. Mecanismos da ficção: arco narrativo, plot, estrutura e ponto de vista.
  2. Criação de personagens.
  3. Descrição e cenário.
  4. Diálogos.
  5. Revisão e autoedição.
  6. O mercado editorial e o caminho até a publicação.

Prof. Raphael Montes
Dia 04/02 (sábado) das 10h às 17h | Carga horária: 6h


Oficina do Romance
O curso abordará as principais etapas do processo criativo e de elaboração de um romance, aprofundando aspectos como: a voz narrativa, o enredo, a construção de personagens, a estruturação, a criação de capítulos, os tipos de romance e suas tênues fronteiras. Voltado para escritores iniciantes com ou sem manuscritos produzidos, ou mesmo autores com livros publicados que desejam aperfeiçoar suas técnicas, as aulas irão mesclar leitura de trechos de romances escolhidos – entre clássicos e contemporâneos – com dinâmica em grupo, que tem como intuito estimular um plano de obra literária a ser desenvolvido por cada aluno.

Profª. Lilian Fontes
De 06/02 a 05/06 (2as feiras) das 18h45 às 20h45 | Carga horária: 32h


Oficina Escrevendo Livros Infantis e Juvenis
Do texto ao esboço de um livro para crianças: o processo de escrever, passar a limpo, fazer a arquitetura/o design de um livro. Leitura e discussão de obras consagradas para crianças. Exercícios de criação literária e da programação visual de um livro. Com a participação de diferentes convidados da área de design e ilustração de obras para a infância. Venha planejar e criar o seu livro!

Profª. Ninfa Parreiras
De 07/02 a 27/06 (quinzenalmente, às 3as feiras) das 16h30 às 18h30 | Carga horária: 22h


Oficina do Conto (Introdução)
Leitura e estudo de contos que representem diferentes tendências; discussão das possibilidades oferecidas pelo gênero; estímulo da produção entre os alunos; leitura e análise desta produção.

Prof. João Paulo Vaz
De 07/02 a 27/06 (3as feiras) das 18h45 às 20h45 | Carga horária: 40h


Oficina de Poesia
Destinada a escritores que desejam aprofundar seus conhecimentos e sua prática textual para publicação. Criação de textos.

Prof. Carlito Azevedo
De 08/02 a 28/06 (4as feiras) das 18h45 às 20h45 | Carga horária: 40h


ECONOMIA CRIATIVA EM CULTURA EDITORIAL
– Gestão e empreendedorismo para criativos

O mercado editorial é composto por diversos segmentos de negócios, como livrarias, editoras, distribuidoras, startups, agências, empresas prestadoras de serviço editorial e segmentadas em comunicação, conteúdo, design, entre outras áreas desenvolvedoras e difusoras de publicações. Que pré-requisitos estes gestores e profissionais precisam ter? Quais são as principais demandas? E as empresas, como devem se posicionar no mercado? Saiba como funciona a gerência e a produção de pequenos e médios negócios na área editorial.

Profª. Michelle Strzoda
De 08, 15 e 22/02 (4as feiras) das 18h30 às 21h | Carga horária: 7h30min


Janela sobre a Palavra – Escrita Criativa II
O objetivo da oficina é levar o aluno a debruçar-se sobre a palavra, buscando a forma mais adequada de expressar as ideias, a desenvolver a escrita com criatividade e a exercitar o olhar para o aprimoramento do texto.
Produto final: Caderno de Texto.
Limite: 10 vagas.

Profª. Silvia Carvão
De 08/02 a 03/05 (4as feiras) das 18h45 às 20h45 | Carga horária: 24h


Workshop de Crônica
Gênero anfíbio, que oscila entre a imaginação e a realidade, a crônica teve seu apogeu no Brasil ao longo do século 20. Já praticada com desenvoltura no século 19, grandes cronistas como Rubem Braga, em especial, mas também Paulo Mendes Campos, Fernando Sabino e Otto Lara Resende, consagraram sua forma moderna. Importantes ficcionistas, como Clarice Lispector, poetas, como Carlos Drummond de Andrade, e dramaturgos, como Nelson Rodrigues, também a praticaram durante longos anos.
Se pensarmos em nosso século 21, contudo, a crônica parece, mais do que nunca atual. Características como a inconstância, a duplicação, a falsificação e a ambigüidade, que definem nossa era digital, são marcas fortes da crônica. Nosso mundo é inconstante – a crônica é inconstante. É complexo e confuso – a crônica, apesar da aparência simples, é complexa e confusa também. Embora tenha desaparecido praticamente da imprensa – onde os cronistas foram substituídos pelos colunistas especializados -, a crônica é, sem dúvida, um gênero adequado a nosso tempo.
Em encontros de três dias seguidos, de duas horas cada, nossa “Oficina de Crônica 2017” colocará em discussão os fundamentos principais da crônica. Tomaremos como ponto de partida as crônicas de Rubem Braga, reunidas no volume “As 200 melhores crônicas de Rubem Braga” (editora Record, prefácio de José Castello). Mas trabalharemos também com crônicas escritas pelos participantes, num esforço conjunto para retomar não só a atualidade, mas o caráter radical e perturbador do gênero. Que, a um só tempo, problematiza os limites tanto da literatura como do jornalismo, e coloca a ambos em questão.

Prof. José Castello
Dias 09, 10 e 11/02 (5ª e 6a feira das 18h30 às 20h30 e Sábado das 10h30 às 12h30) | Carga horária: 6h


Produzindo seu Livro de Ficção com Vistas à Publicação
Neste curso – limitado a um máximo de 08 participantes – os alunos desenvolverão seus textos para que estes façam parte de um livro individual. Serão trabalhados textos já existentes (grupos de contos ou romance) com o objetivo de, ao final do processo, que irá até novembro de 2016, os participantes terem seu volume pronto ou em vias de finalização para publicação.
A Estação das Letras não se responsabiliza pela publicação do livro.

Prof. Elias Fajardo
De 09/02 a 22/06 (quinzenalmente, às 5as feiras) | Carga horária: 25h
Dias 09 e 23/02, 09 e 23/03, 06 e 20/04, 04 e 18/05 e 01 e 22/06
Turma 1 – das 15h às 17h30
Turma 2 – das 18h15 às 20h45


Formação de Editores II – Conteúdo editorial:
Capacitação do processo da confecção de livros desde concepção ao público-alvo

O negócio do livro e seus a(u)tores. A gestão editorial. O editor-gestor. O editor de marketing. O editor de planilhas. O livro antes do livro. Mercado editorial, mercado livreiro, mercado gráfico: parceiros adequados para cada projeto. Livro para que público? A construção do catálogo e as linhas editoriais: nichos e tendências. Os diferentes tipos de livros, editoras, autores e suas especificidades. A engrenagem editorial: perfis, profissionais, atribuições, atividades. A vocação do negócio editorial: Personalidade + visão de mercado + oportunidades. Negociações, responsabilidades, dilemas, estratégias, diagnósticos, resultados que influenciam no conteúdo. Cases nacionais e internacionais.

Profª. Michelle Strzoda
Dia 18/02 (sábado) das 10h às 17h | Carga horária: 6h

Nosso endereço:

Estação das Letras

Rua Marquês de Abrantes, 177 – Lojas 107/108 :: Flamengo

Rio De Janeiro, RJ 22230-060.

 Telefone: (21) 3237-3947.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s