Instituto Teológico Franciscano – ITF

Publicado: outubro 22, 2016 em Uncategorized

Informativo- 21/10/2016- n° 26

Paz e Bem!

Nesta edição do informativo recebe destaque a XVII Semana Teológica, evento que ocorre nos dias 25, 26 e 27 de outubro, na PUC-Rio e contará com a presença do Instituto Teológico Franciscano.
O informativo relata para você também tudo o que aconteceu na semana de estudos “Comunicação e pastoral”, curso realizado aqui no Instituto Teológico Franciscano (10-14 de outubro de 2016).
Na sequência, mais uma vez Frei Ludovico Garmus, nos ajuda a entender e viver melhor a liturgia dominical.
É assunto também a cerimônia em que o Papa canonizou sete novos santos na Basílica de São Pedro, no último domingo (16/10/2016).
Apresentamos ainda um artigo: “A desordem mundial: o espectro da total dominação”, de Leonardo Boff.
Em seguida destacamos as novas edições das revistas Grande Sinal e REB, e na sessão sugestão de leitura, “Profissão e vocação”, sobre a capacidade, de escolher e ter coragem para mudar, de Anselm Grün e Stefan Müller.

Boa leitura!

Misericórdia e teologia
Ethos para um mundo novo

*XVII Semana Teológica

O departamento de teologia da PUC-Rio, em parceria com o Instituto Teológico Franciscano, apresenta um evento com palestras sobre os direitos humanos e a construção de um mundo mais justo.
Serão três dias de atividades com o propósito de debater sobre os valores para uma sociedade mais humana.
Recebe destaque o segundo dia, 26/10 quarta feira, o ITF marca forte presença na Semana Teológica com palestras de seus professores, Frei Fernando de Araújo Lima, Frei Ludovico Garmus e Frei Leonardo Aureliano.

Mais informações

Comunicação
Mundo complexo e desafiador

*Estudantes do ITF

                                                                                                                                                      
No dia 10 de outubro, teve início a terceira Semana de Estudo no Instituto Teológico Franciscano. Ao longo do curso, osparticipantes refletiram sobre a relação entre Comunicação e Pastoral, especialmente no que diz respeito ao advento e ao avanço das novas tecnologias, suas influências nas relações humanas e na vivência da fé cristã.
O início do workshop foi marcado pela análise da prática comunicativa de Jesus, e dos cuidados a serem tomados para que a celebração não se torne um show pirotécnico. É necessário um equilíbrio para que a mensagem do Evangelho seja transmitida com eficiência. Daí a importância da Teologia da Comunicação.

Continue lendo

*Semana de comunicação

*Estudo em grupo

O fariseu e o publicano no templo
30° domingo do tempo comum, ano c

*O fariseu e o publicano

    O Evangelho de hoje é a continuação do texto do domingo anterior. Jesus conta mais uma parábola, agora para ilustrar a maneira mais adequada de nos relacionarmos com Deus, que é a oração humilde. Não esqueçamos que Jesus está em viagem com os discípulos e muito povo rumo a Jerusalém. Era a romaria anual que se fazia por ocasião das festas da Páscoa judaica. Todos se dirigiam ao Templo, “a casa de oração”.
É neste contexto que Jesus conta a parábola do fariseu e do cobrador de impostos. Ambos entram no Templo para rezar. Os fariseus se consideravam justos e retos, um exemplo da fiel observância da Lei. Os cobradores de imposto (publicanos) exerciam uma profissão ingrata. Havia um chefe dos publicanos e os outros recebiam uma comissão pelo valor arrecadado.

Continue lendo

*Frei Ludovico Garmus, OFM

Martires e próximos dos pobres
Papa canoniza sete novos Santos


Notícia

*Cerimônia na Basílica de São Pedro

    Na manhã do último domingo, dia 16 de outubro o Papa Francisco presidiu à celebração eucarística de canonização de sete novos santos, na Basílica de São Pedro.
São eles: Salomão Leclercq (1745-1792), José Sanchez do Río (1913-1928), Manuel González Garcia (1877-1940), Ludovico Pavoni (1784-1849), Afonso Maria Fusco (1839-1910), Isabel da Santíssima Trindade (1880-1906) e José Gabriel do Rosário Brochero (1840-1914).
Durante seus três anos e meio de Pontificado, Francisco proclamou 29 santos, em oito cerimónias no Vaticano, duas fora da Itália (EUA e Sri Lanka) e sete canonizações por equipolência, ou seja, sem necessidade de outro milagre. Entre os santos proclamados por Francisco recordamos, entre outros, os Papas João XXIII e João Paulo II, Madre Teresa de Calcutá e o Padre José de Anchieta.

Continue Lendo

A desordem mundial
O espectro da total dominação


Artigo

Leonardo Boff escreve o seguinte artigo sobre a política externa dos Estados Unidos, baseando-se no livro de Luiz Alberto Moniz Bandeira, “Civilização Brasileira”.
Como vários cientistas norte-americanos, citados por Moniz Bandeira (p.470), afirmaram: “não há mais uma democracia, mas uma “economic elite domination” à qual se deve submeter o presidente”.
As decisões são tomadas pelo complexo industrial-militar (a máquina de guerra), por Wall Street (as finanças), por ponderosas organizações de negócios e por um pequeno número de norte-americanos muito influentes.
Para garantir o “espectro da total dominação” são mantidas 800 instalações militares pelo mundo afora, a maioria com ogivas nucleares e 16 agências de segurança com 107.035 civis e militares.

Continue Lendo

*Leonardo Boff

Hospitalidade e Misericórdia


Grande Sinal – Revista de espiritualidade 

     A revista Grande Sinal (Setembro/Outubro) já está em circulação. Temos a satisfação de destacar alguns dos assuntos presentes nesta edição.
Frei Fábio Cesar Gomes reflete sobre o tema da misericórdia, a partir dos Escritos de São Francisco. Para o Poverello de Assis, “fazer misericórdia e fazer tudo com misericórdia não significam permissividade ou relativismo moral”. O ano da vida consagrada também ganha destaque. Nesta edição reunimos alguns pensamentos com referência ao tema.
Frei Alberto Beckhäuser analisa “três hábitos estranhos na celebração eucarística”, erros que são difíceis de superar. Alguns pormenores merecem atenção durante a ação litúrgica.
A redação da revista apresenta uma seleção de textos e um depoimento do franciscano Michel Hubaut a respeito dos salmos, e se inspirando em um editoral de Nathalie Sarthou-Lajus, redatora da revista Études, propõe uma reflexão sobre a questão da “transmissão” entre as gerações.

Narrativas cristológicas atuais


Revista Eclesiástica Brasileira

Narrativas cristológicas atuais são destaque neste número da REB. Elas falam da “apropriação” ensaiada a respeito de Jesus Cristo, que, em sua pessoa, envolve o humano e o divino e perpassa o tempo e o espaço. Trata-se, sim, de compreensão e acentos determinados e circunstanciados, provenientes tanto da inexaurível riqueza do Filho de Deus, como da singularidade de cada pessoa humana (escritor/a, no caso) e de seu contexto sócio-religioso, individual e coletivo. Colocamo-nos, pois e também, diante de nosso próprio olhar.
É de se notar ainda que as contribuições reunidas neste número não resultam de um plano predeterminado, orgânico e programado. Sua configuração é resultado espontâneo da generosa resposta à ampla e aberta proposta do assunto. Manifesta-se, assim, o que vem sendo ora elucidado ora construído em termos de nossa representação imaginária da pessoa de Jesus Cristo. Assim:
Aurea Marin Burocch, partindo do que se pode saber ou intuir da relação intratinitária, acentua a interação entre Filho e Espírito Santo, pensando no cotidiano das relações humanas e cristãs.

Continue lendo

Profissão e Vocação
Quando é preciso escolher ou ter coragem para mudar


Sugestão de leitura

Este livro foi escrito com o intuito de auxiliar você a descobrir suas diversas capacidades e características predominantes, isto é, tornar-se consciente de si mesmo e, em seguida, a descobrir as atividades e as profissões que, de maneira mais adequada e acertada, lhe possibilitem o desenvolvimento pleno de suas habilidades em vista de desenvolver um trabalho bem-sucedido, que lhe proporcione satisfação duradoura na escolha profissional e em sua vida pessoal.
Quem sou eu? O que posso? O que quero? Várias vezes nos deparamos com essas perguntas quando queremos situar-nos no campo profissional e pessoal. Quando, de modo especial, sentimos o desejo de querer, por exemplo, fazer algo completamente diferente, é tempo de um balanço provisório.
Anselm Grün e o experiente executivo Stefan Müller ajudam a fazer uma pausa e descobrir, a partir das experiências pessoais no percurso da vida até agora, os talentos e capacidades que constituem nossa personalidade. Assim, podemos reorientar-nos e ter a coragem de partir rumo a uma vida profissional satisfatória.

Prezado leitor
A equipe de comunicação do ITF agradece a todos(as) que acompanmham e escrevem dando um retorno para o nosso informativo. Compartilhamos algumas respostas, das muitas que recebemos. Mais uma vez obrigado a todos.

Bernardo Johannes Bahlmann OFM
Agradeço o envio do vosso email com as felicitações por ocasião da Festa de São Francisco. Espero que vcs também celebraram bem a festa do nosso Pai Seráfico.
Aqui em Óbidos instalamos uma nova Paróquia sob o patrocínio de São Francisco e Santa Clara. Ela foi entregue aos Frades Franciscanos da Custódia de Santarém.
Abraços fraternos.

José Henrique Rosa da Silveira
Obrigado por me enviarem as noticia do ITF, fico orgulhoso de fazer parte dos leitores deste lindo e objetivo informativo.

Nelia Maria de Oliveira
Prezados irmãos Paz e bem! Quantas noticias que iluminam nosso agir flancisclariano! Nossa espiritualidade continua iluminando e aquecendo os corações neste mundo conturbado com tantas divisões e descrenças. Obrigada por esta oportunidade através deste informativo.
Tenho saudade deste espaço onde aprendi belas lições do ser franciscana e clariana. Abraço caloroso para todos da equipe.

Edmee Braga Lima
É sempre bom nos manter informados do que ocorre em nossa comunidade, obrigada pela dedicação e empenho de vocês.

Marcos Tomelin
Muito obrigado pelo envio do Informativo. Fico feliz em ler os artigos e relembrar alguns nomes conhecidos da época em que fui aluno, como do meu querido professor Frei Ludovico Garmus. Favor estender pra ele meu grande abraço.
Paz e Bem!

Informações

Endereço: Rua Coronel Veiga, 550 – Centro – Petrópolis-RJ

 Telefone: (24) 2243 9959 / (24) 2231 6409

 E-mail: secretaria@itf.org.br

Site: www.itf.org.br

Bom Final de semana!

*Duas crianças recebem o sacramento do batismo (16/10/2016)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s