Planejamento recebe prêmio de inovação por ação de acessibilidade digital.

Publicado: setembro 16, 2015 em Uncategorized

D+

 by in

Acessibilidade, Cidadania, Cuidados, Cultura, Direitos Humanos,Educação, Serviço, Tecnologia

Notícias

Imagem ilustrativa dizendo que há 4.4 milhões de deficientes físicos no brasil. (Crédito: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão)

O Jogo Interativo de Acessibilidade Digital do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) ficou em primeiro lugar no Prêmio Colunistas Brasília 2015. O objetivo da ação é demonstrar a simplicidade do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG) na construção de portais governamentais. Criada há 48 anos, a premiação, realizada no último sábado (29), é mais antiga e tradicional de comunicação de marketing no Brasil.

“Esta premiação é o resultado de anos de trabalho do Ministério do Planejamento. Nosso foco é orientar os demais órgãos na construção de portais acessíveis”, destacou Cristiano Heckert, secretário de Logística e Tecnologia da Informação do MP. De acordo com dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2010, o Brasil possui hoje em torno de 45 milhões de pessoas com deficiência.

A peça foi desenvolvida para o estande do governo federal na XIII Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (Reatech). Com mais de 50 mil participantes, a Reatech é considerada a maior feira internacional de reabilitação, inclusão e acessibilidade da América Latina.

Com instruções simples, os jogadores aprendem quais são os entraves e obstáculos que as pessoas com deficiência encontram ao tentar acessar sites. Um exemplo do que não pode ser usado é o Captcha, aquelas imagens com letras e números que os sites utilizam para que possamos acessar um conteúdo ou fazer login em uma página. 
eMAG
Lançado há oito anos, o eMAG é uma ferramenta direcionada a profissionais que lidam com a elaboração de páginas governamentais. O documento traz um conjunto de recomendações a serem consideradas para que o processo de acessibilidade dos sítios e portais do governo brasileiro seja conduzido de forma padronizada e de fácil implementação.

Uma versão em tabuleiro do jogo interativo está disponível para download no Portal de Governo Eletrônico (gov.br). O jogo está em Creative Commons e os interessados podem baixar o arquivo com o tabuleiro, instruções, cartas e peões.

Conheça a experiência premiada através do link:  http://www.colunistas.com/anos/pc2015/df/html/pc2015df-inovacao-premiados.html

(Origem: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão).

Fonte: D+, Revista de inclusão social, educação e inspiração.

Acesso em http://www.dmais-revista.com.br/?p=1743

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s