Casa do Saber Rio: Merval Pereira, Lucia Hippolito, Marly Motta e Joaquim Falcão

Publicado: setembro 10, 2015 em Uncategorized
 

A hora e a vez da Reforma Política?
Joaquim Falcão, Lucia Hippolito, Marly Motta e Merval Pereira

 

As manifestações de junho de 2013 trouxeram a reforma política de volta à mesa de debates. Uma das principais promessas feitas pela presidente Dilma Rousseff (PT) durante sua campanha à reeleição, o tema, há décadas, desperta divergências entre partidos, deputados, senadores e instituições da sociedade civil. No Congresso Nacional, são discutidos inúmeros pontos que buscam alterações nas práticas políticas, nas formas de representação e nas regras relacionadas à atividade eleitoral e governamental.

A historiadora e cientista política Lucia Hippolito retorna à CASA DO SABER RIO O GLOBOpara propor uma reflexão sobre a reforma política. Em uma série de três encontros com convidados, serão analisados o sistema eleitoral, as formas de financiamento de campanhas e a obrigatoriedade do voto, entre outros assuntos.

Início: 14 Setembro – Segunda-feira, 20h • 3 Encontros • R$ 345

Joaquim Falcão. Graduado em Direito pela PUC-Rio, Master of Laws (LLM) pela Harvard Law School e doutor em Educação pela Universidade de Genebra. Integrou o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) entre 2005 e 2009. Professor de Direito Constitucional da Escola de Direito da FGV do Rio de Janeiro, é autor, entre outros, dos livros O Supremo e Mensalão: o diário de um julgamento.

Lucia Hippolito. É historiadora pela PUC-Rio, cientista política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj) e jornalista pela Faculdade da Cidade. É comentarista política da rádio CBN.

Marly Motta. Doutora e mestre em História pela UFF, é professora do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, da Fundação Getulio Vargas – Cpdoc/FGV-RJ. Autora do livro Rio, cidade-capital – Descobrindo o Brasil.

Merval Pereira. Jornalista, é colunista de O Globo, onde começou a trabalhar em 1968. Comentarista da GloboNews e da CBN, faz parte do Conselho Editorial do Grupo Globo. Recebeu, entre outros, o Prêmio Esso de Jornalismo, o Maria Moors Cabot, da Universidade de Columbia, e a Medalha Machado de Assis. É membro da ABL.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s