IV Seminário Internacional: Educação Infantil e Pós-Estruturalismo.  

Publicado: abril 7, 2015 em Uncategorized

De 06 a 08 de agosto de 2015

Universidade Federal de São Carlos: Anfiteatro da Reitoria da UFSCar.
O IV Seminário Internacional: Educação Infantil e Pós-Estruturalismo está sendo organizado pelo Grupo de Pesquisa “Estudos sobre a criança, a infância e a educação infantil: políticas e práticas da diferença” em parceria com a UFSCar, a UEMS e a UNICAMP, e com o apoio do Curso de Aperfeiçoamento da UFSCar MEC/SEB, da CAPES e da FAPESP e tem como objetivo promover um diálogo com pesquisadores internacionais sobre temas ligados à infância. No primeiro Seminário Internacional, realizado em 2012, recebemos o professor Michel Vandenbroeck (Universidade de Ghent, Bélgica), debatendo o tema “Diversidade e Infância”.
No segundo Seminário Internacional, realizado em 2013, recebemos o professor Manuel J. Sarmento (Instituto de Estudos da Criança – Universidade do Minho, Portugal),
para discutir o tema “Sociologia da Infância”.
No terceiro Seminário Internacional, realizado em 2014, recebemos o professor Pap Ndiaye (Universités Sciences Po. Paris) e a professora Véronique Francis (Universidade de Orleans), debatendo o tema “Infância e Relações Étnico-Raciais”.
Os seminários realizados pelo grupo objetivam promover debate com pesquisadores nacionais e internacionais a respeito de questões e pesquisas ligadas à Sociologia da infância e à Educação Infantil, além de se constituírem como momentos pontuais de formação para os profissionais da área. Trata-se de uma atividade aberta à participação da população em geral e um momento ímpar de diálogo de grupos de pesquisas com os pesquisadores convidados.
Saiba mais sobre nossos pesquisadores convidados:

Prof. Dra. Liselott Mariett Olsson

 Professora Especialista em Pré-Escola da Universidade de Estocolomo- Suécia. Recebeu o Prêmio : Loris Malaguzzi Award (2009) para inovadora investigação sobre o papel do desejo de experimentação e aprendizagem, habilidade pedagógica em relacionar as teorias filosóficas e científicas com o trabalho prático na pré-escola, bem como para a humildade e respeito para a prática de professores. Autora do Livro: Movement and Experimentation in Young Children’s Learning: Deleuze and Guattari in Early Childhood Education. London: Routledge.

Prof. Dr. Stuart Campbell Aitken

 Professor do departamento de Geografia da San Diego State University. Trabalha com a direito da criança na perspectiva da geografia e com a geografia da infância. É agora mais de 20 anos desde a publicação da “geografias de berço”, que procurou envolver as teorias de Lacan e Winnicott para contrariar as estruturas impostas pela teoria do desenvolvimento de Piaget. Neste seminário voltará a envolver este trabalho e discutir o impacto dos últimos vinte anos de teorias pós-estruturais e metodologias qualitativas sobre a nossa compreensão das espacialidades de crianças pequenas. Defende que a ideia de contra-topografia, que se baseia em noções de Walter Benjamin de jogo revolucionário e em abordagens centradas na diferença como formas possíveis, por meio das quais alguns dos problemas contemporâneos podem ser entendidos como agência e participação das crianças. Publicações em português: Aitken, Stuart C. Do Apagamento à Revolução: O Direito da criança à Cidadania/Direito à Cidade (From Erasure to Revolution: Children’s Right to Citizenship/Right to the City) Educação & Sociedade. 2015 – Em breve.

Prof. Dr. Walter Omar Kohan

Professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Prociência (UERJ/FAPERJ) Foi presidente do Conselho Internacional para a Investigação Filosófica com crianças (ICPIC), vice-coordenador do GT de Filosofia da Educação na ANPED e coordenador do GT “Filosofar e ensinar a filosofia” da ANPOF.
Trabalhos
 Período de Submissão de trabalhos:de 01 de março a 31 de maio de 2015.
Os textos devem ser enviados pelo formulário específico disponível na guia “Trabalhos” deste Blog, em arquivo formato DOC ou DOCX e podem ter no máximo 1MB de tamanho.
A normas de elaboração do trabalho estão disponíveis na guia “Anais” do Blog.
Contato: Para saber mais sobre o grupo, visite nosso site:  www.criancasinfancias.ufscar.br
ou entre em contato por e-mail: criancasinfancias@gmail.com
 Fonte: Blog do IV Seminário Internacional: Educação Infantil e Pós-Estruturalismo.
http://seminarioinfanciaeposestruturalismo.blogspot.com.br/ 
P
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s