V Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática.

Publicado: março 19, 2015 em Uncategorized

06 a 08 de julho de 2015.
Organização:GRUPO DE SÁBADO / FE – UNICAMP.
Local
FACULDADE DE EDUCAÇÃO E CENTRO DE CONVENÇÕES
 TEMA 
OS SENTIDOS DO ENSINARAPRENDER MATEMÁTICA
NA ESCOLA E NA FORMAÇÃO DOCENTE
Que sentidos produzem alunos e professores nas e às práticas atuais de ensinar e aprender matemática na escola, desde os anos iniciais do Ensino Fundamental até os anos finais do Ensino Médio?
Que práticas educativas em/com matemática podem dar novos sentidos ao ensinaraprender matemática na escola atual, tanto para o aluno quanto para o professor?
Que experiências formativas em/com matemática podem instigar o professor que ensina matemática a problematizar, desenvolver e investigar sua prática, em busca de novos sentidos?
A opção pelo uso da palavra composta ensinaraprender, conforme Carvalho e Fiorentini (2013, p. 11), expressa melhor “a complexidade e a dialética de como percebemos a relação entre o ensino e a aprendizagem… O ensino só tem sentido se promover aprendizagem. Embora o professor, ao ensinar, tenha como meta uma determinada aprendizagem, as investigações realizadas nos grupos GdS e PRAPEM evidenciaram que as aprendizagens podem ser múltiplas e nem sempre alinhadas às expectativas que o professor estabelece para o aluno”. Perceber e valorizar
essas múltiplas aprendizagens é um desafio para o professor, pois requer sensibilidade
aos sentidos que os alunos atribuem ao que se ensina.
OBJETIVOS DO V SHIAM
Socializar, compartilhar e discutir experiências, propostas e investigações de/em aulas de matemática, em todos os níveis de ensino, que explicitem e problematizem os múltiplos sentidos das práticas de ensinaraprender matemática. Discutir e perspectivar políticas curriculares que possam promover outros sentidos ao ensinaraprender matemática no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Repensar a formação do professor que ensina matemática, tendo em vista o desafio de promover novos sentidos ao que se ensina e aprende na escola básica. Discutir alguns modos de produzir e investigar os sentidos do ensinaraprender matemática na escola e na formação docente.
PÚBLICO ALVO
 Professores que ensinam Matemática nas redes públicas e privadas. Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Estudantes de pós-graduação em Educação Matemática. Estudantes de Licenciatura em Matemática e Pedagogia. Formadores de professores de Matemática.
Outras informações
https://www.fe.unicamp.br/shiam/
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s