Síria: Guerra já danificou 209 patrimônios histórico.

Publicado: março 2, 2015 em Uncategorized

Aline F. Bastos

Usando imagens via satélite, estudo da ONU revela, pela primeira vez, a real extensão dos danos que os conflitos já causaram a verdadeiros tesouros históricos do país. Um estudo divulgado pela ONU mostra, pela primeira vez, a extensão dos danos que os conflitos na Síria causaram a sítios arqueológicos do país, considerados tesouros históricos. Segundo o levantamento, 209 sítios arqueológicos estão seriamente ameaçados, sendo que 24 deles foram totalmente destruídos.
Outros 104 sítios arqueológicos estão seriamente ameaçados. Para chegar a tal conclusão, os envolvidos no estudo utilizaram satélites comerciais e meteorológicos para captar e comparar imagens aéreas antes e depois dos bombardeios. No levantamento, os autores também chamam atenção para o tráfico de antiguidades, que se tornou uma das principais fontes de recursos para grupos rebeldes e extremistas.

Imagem siria-1.

Locais históricos também foram destruídos na Cidade Velha de Aleppo.
A Síria tem em seu território seis locais classificados pela Unesco como Patrimônios Históricos da Humanidade. Entre os locais ameaçados, estão a mais antiga sinagoga do mundo, obras da representação mais antiga de Jesus Cristo e a maior coleção de mosaicos do Oriente Médio. Os mediadores da ONU pretendem usar o levantamento como argumento para um cessar-fogo na guerra civil do país, que já deixou mais de 200 mil mortos e 3 milhões de refugiados, o maior número de deslocados desde a segunda guerra mundial. Imagem siria-2.
Uma estrada construída em cima da Necrópole de Palmira afetou várias tumbas.

Atenção

 A partir de março de 2015, após um ano de publicações sobre o Oriente Médio e por razões de canalizar as energias em atividades de maior abrangência, o site Oriente Press deixará de fazer novas publicações e manterá esta página na internet apenas para pesquisa de publicações anteriores.
Os novos textos de análise serão publicados no site do Instituto de Estudos Geopolíticos
do Oriente Médio em  www.orientemedio.org
Fonte: Instituto de estudos Geopolíticos do Oriente Médio. Acesso em http://www.orientepress.net/?p=11446
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s