OFICINA ANIMAÇÃO TRASH: NÚCLEO DE ARTE GRANDE OTELO – 6ª CRE Rio.

Publicado: dezembro 15, 2014 em Uncategorized

Por Patrícia Fernandes*
A professora Imaculada Conceição realiza no Núcleo de Arte Grande Otelo a oficina de vídeo Animação Experimental Animação Trash, com alunos de 6 a 14 anos da rede municipal de ensino. A professora Imaculada Conceição é arte educadora do ensino público municipal do Rio de Janeiro e leciona na rede há 30 anos no ensino regular e, atualmente, no Núcleo de Arte Sebastião Bernardes de Souza Prata – Grande Otelo – 6ªCRE-RJ/SME-PCRJ. Em 2009, ela criou um curso de vídeo animação, que batizou de “Animação Trash”. O tema da oficina mostra a valorização da capacidade criativa, o saber valer-se dos improvisos e acasos numa busca por soluções criativas, do saber apropriar-se da tecnologia disponível (no espaço escolar), tal como os realizadores do cinema denominado “trash” fazem seus filmes com os recursos disponíveis. E se os filmes trashs são considerados, por um lado, “mal feitos”, devido à escassez de recursos, por outro, é um desafio à capacidade criativa e de superação das dificuldades.
O “trash”, nessa oficina, não traduz o “mal feito”, mas o desafio de trabalhar com as possibilidades! A oficina de vídeo animação experimental do Núcleo de Arte Grande Otelo “Animação Trash”, tem por objetivos: experimentar, conhecer, trabalhar, refletir a linguagem audiovisual, em especial, a linguagem do cinema de animação, oportunizando a vivência de experiências artísticas e culturais no campo dessa arte. Na oficina, os alunos conheceram um pouco da arte da animação, assistindo a vídeos e trabalhando técnicas elementares de animação, nos quais o artesanal e o tecnológico interagem. Os alunos trabalharam técnicas de animação pré-cinema (tamatrópio, folioscópio, flip-book), técnicas “artesanais” de animação (stop motion, captura fotográfica quadro a quadro, com massinha de modelar, com recortes, com bonecos, com objetos etc.), animação com desenhos, animação na técnica pixilation, elementos básicos da edição de vídeo etc.
Na oficina, foram apresentadas e experimentadas técnicas elementares do cinema de animação, ampliando o repertório artístico-cultural dos alunos, a capacidade de análise crítica e desenvolvendo a capacidade de apreciação da estética cinematográfica e a capacidade de criação/produção de audiovisuais. Os trabalhos dos alunos participaram, e ainda participam, de vários cine festivais e mostras audiovisuais, como, por exemplo: Anim!Art (2009); I Festival Audiovisual da SME-RJ (2011); 4º Cineducando (2012); FEMACT Rio+20 (2012); Green Nation Fest (2012 e 2013); Festival de Animação de São Gonçalo – AnimaSão (2013, 2014); Recortes da Escola/Mostra Geração, 2012; Mostra Recortes da Escola 2013; Mostra Geração/Festival do Rio 2014; Festiva Anima Mundi (2012, 2013, 2014), entre outros.
A professora Imaculada coordenou a oficina de vídeo-animação no Núcleo de Arte da 6ª CRE de março de 2009 até o início do segundo semestre de 2010, retornando com a oficina em março de 2013 até o presente momento.
As oficinas do Núcleo de Arte são oferecidas tanto no Núcleo de Arte Grande Otelo, quanto pode ser levada a outras escolas (oficina itinerante) da rede, em especial, as da região da 6ª CRE-RJ. Na oficina “Animação Trash”, podem se inscrever alunos de 6 a 14 anos, de todas as séries do ensino público fundamental do município do Rio.
A linguagem audiovisual é uma ótima forma de estimular a criatividade das crianças. Ela contribui muito para o desenvolvimento intelectual, lidando diretamente com a criatividade. Que tal levar essa ideia para a sua escola? Será uma ótima maneira de aumentar as atividades dos alunos de uma forma muito mais prazerosa: BRINCANDO! Assim, pais, alunos, diretores, coordenadores e todas as pessoas ligadas à escola poderão admirar as criações dos pequenos e até se surpreender, pois muita coisa inesperada surgirá das férteis mentes infantis.
Parabéns, professora Imaculada Conceição, pelo trabalho de excelência que realiza com os alunos da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro.
É um orgulho tê-la na 6ª CRE! Você quer ver o seu trabalho publicado no Portal Rioeduca? Entre em contato com o professor representante da sua CRE!
Fonte: Blog A Revolução Acontece – Rio Educa.
http://www.rioeduca.net/blogViews.php?bid=14&id=4604# 

Divulgação

Prof.ª Patrícia Fernandes
Representante do Rioeduca na 6ª CRE
editora do Blog da 6ª CRE.
 http://creged06.blogspot.com/
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s