VIII Encontro Rio de Janeiro da ABRAPSO: O Psicólogo social na cidade: ações territoriais, lutas políticas e subjetividade.

Publicado: novembro 6, 2014 em Uncategorized

Os Encontros Regionais da ABRAPSO tem abrangência nacional, pois apesar de acontecerem regionalmente em diversas cidades durante o ano contam com a participação de palestrantes, ouvintes e associados de todo o país. Em sua oitava edição, o Encontro Regional Rio de Janeiro da ABRAPSO pretende promover o debate no campo da Psicologia Social, trazendo as especificidades de atuação do psicólogo e da pesquisa acadêmica nesta cidade.

O evento, que teve inicio ontem no Instituto de Psicologia da UFRJ (Campus da Praia Vermelha), segue o propósito geral dos demais encontros regionais: descentralizar o debate, promovendo o livre intercâmbio entre acadêmicos e profissionais implicados com a crítica e a mudança social. Seu período de realização será entre os dias 5 e 7 de novembro de 2014 e terá como objetivo estimular o intercâmbio entre diferentes agentes envolvidos nos movimentos sociais e transformações urbanas da cidade, aproximando as urgentes questões sociais com o debate acadêmico. Assim, o evento apresenta um esforço em tornar mais estreito os espaços entre a realidade social e a universidade. Tendo em vistas seus impactos e relevância acadêmica, pretende-se fomentar interesse, pela pesquisa em Psicologia e áreas afins, como também contribuir para a formação de granduandos e pós-graduandos. Com sua realização, será possível ainda consolidar problematizações a serem levadas ao Encontro Nacional da ABRAPSO que acontecerá em 2015.

O CH Penha Projetos Educacionais participou do evento apresentando trabalho na SESSÃO 3, Localização: IP/UFRJ,Sala 2, às 11h00.

Relação dos trabalhos apresentados nessa sessão. A saber:

Considerações do marxismo e da Psicologia Histórico-Cultural para a compreensão da violência–Mariana Lins e Silva Costa, Sonia Mari Shima Barroco /UEM.

Violência nas escolas: contribuições para a atuação do Psicólogo Escolar – Mariana Lins e Silva Costa, Sonia Mari Shima Barroco /UEM.

Paz armada na escola: dissensos sobre polícia,segurança e violência a partir da produção da mídia – Thiago Colmenero Cunha /UFRJ.

A escola sitiada: escuta e desdobramentos do psicólogo social em atendimento ao estudante refém do conflito territorial – Christiane Maria Costa Carneiro Penha (Secretaria de Educação da Cidade do
Rio de Janeiro / UNIABEU), Antônio Ricardo Penha / APMB).

Olhares sobre a mediação escolar no Rio de Janeiro – Imira Fonseca de Azevedo, Leila Sanches de Almeida /UFRJ.

Por cidades onde caibam mais mundos: pensando os espaços urbanos com a experiência da deficiência visual – Beatriz Prata Almeida /UERJ.

Cartografia das insignificâncias – Rafaelle Cristine Diogo Melo, Alexandra Cleopatre Tsallis /UERJ.

O evento continua hoje e amanhã com palestras e outras apresentações de trabalhos. Informações gerais em http://encontro2014rjabrapso.wordpress.com/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s