Grupo FALE – Formação de Professores Alfabetização, Linguagem e Ensino.

Publicado: novembro 4, 2014 em Uncategorized

Histórico:

O NEEL (Núcleo de Estudos de Educação e Linguagens) da Faculdade de Educação da UFJF, antigo NUPEL, há muitos anos vem se dedicando a estudos ligados à Linguagem e Educação. Nele têm se constituído grupos de pesquisa com interesses específicos.
O GRUPO FALE (Formação de Professores, Alfabetização, Linguagem e Ensino) é um grupo constituído no então NUPEL, em 2004, reunindo professores não apenas da UFJF, mas também de outras instituições de ensino do nível fundamental, médio e superior de Juiz de Fora e de outros municípios, contando também com a participação de mestrandos e alunos de graduação da UFJF, principalmente de Letras e de Pedagogia.

As ações do grupo envolvem pesquisa, extensão e treinamento profissional, todas voltadas para a questão do trabalho escolar com a língua materna. Embora apenas recentemente constituído oficialmente, suas ações já têm história dentro do Faculdade de Educação.

A primeira pesquisa do GRUPO FALE foi realizada em 2004, em que nos reunimos em torno de um projeto intitulado “Relação entre a fundamentação teórica do professor de português e sua prática pedagógica”. Tratava-se de uma investigação junto a professores de escolas públicas municipais e estaduais de Juiz de Fora, que se expressaram sobre sua prática pedagógica relativamente ao trabalho em sala de aula com a gramática, as práticas de oralidade, e a variação linguística. Os resultados dessa pesquisa foram publicados como capítulo de livro (CALDERANO, 2006)¹.

Muitos outros projetos de pesquisa têm sido implementados, em geral, voltados para a questão do trabalho escolar com a língua materna, alguns ainda em andamento, outros já encerrados, todos eles listados neste site. Os temas envolvem as práticas de oralidade, leitura e escrita, os gêneros textuais no ensino, bem como a questões dos letramentos em seus diversos aspectos.
Os projetos de treinamento profissional e de extensão atuam no desenvolvimento de competências de leitura e de escrita de alunos do ensino fundamental de escolas da rede pública e particular de Juiz de Fora que apresentam dificuldades nessa área. As atividades são realizadas em diversas escolas da rede pública da cidade.

Inspirados pelos objetivos da constituição do grupo de pesquisa, trabalhos têm sido também implementados na área de capacitação e atualização de professores de Língua Portuguesa. Uns vão sendo finalizados, outros planejados, o que tem confirmado a vocação do grupo de trabalhar na importante área da educação linguística de alunos e formação de professores de linguagem.

Outras informações em http://www.ufjf.br/fale/institucional/historico/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s