X Conferência EUTIC: Universidade Nova de Lisboa.

Publicado: outubro 15, 2014 em Uncategorized

Apresentação:

As universidades participantes na rede europeia EUTIC têm o prazer de anunciar a sua décima conferência a realizar na Universidade Nova de Lisboa, nos dias 22, 23 e 24 de Outubro 2014.

A riqueza e a diversidade das contibuições de cada membro permitiram ampliar as reflexões e alargar as perspectivas de cooperação internacional. Assim, convidamos especialistas, bem como todos os interessados em se juntarem a nós para analisar e discutir temas em torno do tema central: O papel das TIC no desenho dos processos informacionais e cognitivos

Desde a primeira conferência realizada em Bordéus em 2005 até à de Waterford, em 2013 percorremos um longo caminho. Desde o início desta iniciativa, os membros fundadores da rede EUTIC desejaram realçar a natureza interdisciplinar da investigação e a conferência internacional é o espaço comum de reflexão sobre as utilizações das Tecnologias da Informação e Comunicação.

A Rede que todos os anos publica as suas actas, foi sendo enriquecida com novos membros, contudo mantém os objectivos de investigação iniciais, acrescentando, contudo, novos contributos, novos pontos de vista, mas sempre transversais ao papel das TIC na mudança e na transformação das organizações, da sociedade e da cultura.

Objectivos:

Na X Conferência EUTIC os organizadores propõem uma abordagem às tecnologias digitais nos seus aspectos mais inovadores. As intervenções incidirão sobre o tema central do papel das TIC na concepção de processos informacionais e cognitivos.

Na perspectiva actual o “design” deve respeitar dois objetivos: ser atractivo na aparência e na imagem do produto, respeitar e promover a arquitectura da informação. Estes objectivos combinam aspectos estéticos e ergonómicos. O design como método de concepção e inovação, deve ser levado em linha de conta tanto na sua dimensão estratégica como de compromisso social. Existe nesta acepção uma forma de invenção do futuro de mudar de óptica assim encontrando soluções, novas possibilidades de melhoria dos objectos e dos processos, antecipando sempre que possível as expectativas dos utilizadores. Desta forma, a capacidade inventiva dos criadores favorece a inteligência dos sistemas e das ferramentas, pelo que se considera existir uma valorização e uma performance muito melhoradas.

Engrenagem essencial desta progressão as TIC – dada a sua forte dinâmica – são objecto doravante de uma maior atenção por parte das instituições, tanto no plano nacional, como internacional. O desenvolvimento do acesso à internet, a abertura de espaços digitais públicos, o desenvolvimento das indústrias culturais digitais, a inovação na oferta formativa e na investigação, eis áreas de desenvolvimento que visam uma melhor qualidade de vida. Elas ilustram ainda, a vontade de optimizar os processos informacionais que são doravante vectores estratégicos não apenas da área política, como ainda do domínio económico num contexto muito competitivo.

A questão que se coloca é o da eficiência: como podem as TIC ajudar a melhorar o design, a inovação conceptual e, consequentemente, as estratégias e o desempenho dos processos informacionais e cognitivos?

Os possíveis campos de aplicação, bem como as propostas de comunicação são variadas:

Cenários para as aprendizagens digitais;
Informação e comunicação em ciência e tecnologia;
Comunicação política e institucional;
Publicação editorial e difusão da informação;
Difusão da cultura e preservação do património;
Informação nas empresas e nas organizações;
Gestão e estratégias organizacionais no mundo profissional;
Emprego e inclusão social;
Protecção da natureza e do meio ambiente.

Oradores:

Quarta-Feira, 22 de Outubro 2014.
Reitoria da Universidade Nova de Lisboa – Auditório, Campus de Campolide, Lisboa.
17.00 – 19.00 – Cerimónia de abertura.
Conferência Plenária: As Tecnologias Digitais e o Desenvolvimento Humano.

OEE Isabel Alçada | Universidade Nova de Lisboa (PT).

Escritora e investigadora no CITI – UNL, presidente da Associação para o Voluntariado de Leitura e membro do Conselho de Administração da ECF – European Cultural Foundation. Autora de obras de Literatura Infanto-Juvenil em co-autoria com Ana Maria Magalhães, de que se destaca a coleção Uma Aventura, e de obras de História de Portugal para jovens, em co-autoria com Ana Maria Magalhães e com os historiadores José Mattoso, Luís de Albuquerque, Maria Augusta Lima Cruz, Pedro Cardim, António Jorge Fernandes, António Reis.
Licenciatura em Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em1974 e mestrado em Análise Social da Educação – Universidade de Boston – EUA em 1984, reconhecido pela Universidade Nova deLisboa.
Actividade profissional centrada na área da educação – docência, formação de professores, gestão de projetos, investigação – Professora de Sociologia da Educação na Escola Superior de Educaçãode Lisboa, Comissária do Plano Nacional de Leitura nos Ministérios da Educação, da Cultura e dos Assuntos Parlamentares, Ministra da Educação do XVIII Governo Constitucional, Administradora da Fundação de Serralves.

Quinta-feira, 23 de Outubro 2014.
Reitoria da Universidade Nova de Lisboa – Campus de Campolide, Lisboa.
09.30 – 10.30 / Sala: a determinar.
Conferência Temática: Robótica na Escola e Rede de Aprendizagens.

OEE Francisco Luiz Santos | Prefeitura do Recife | Universidade Federal Rural de Pernambuco (BR).

É professor na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Secretário Executivo de Tecnologia na Educação na Rede de Ensino da Prefeitura do Recife. É doutorado em Física da Matéria Condensada pela UFPE, Brasil e investigador na Unidade Académica de Educação a Distância e Tecnologia (UFRPE).
No seu percurso académico-científico tem leccionado em várias instituições de Ensino Superior, bem como tem colaborado em projetos de investigação na UFPE, UFRPE, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Unidade Académica de Serra Talhada e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE).
Assumiu diversas funções de gestão académica e educativa, nomeadamente: Assessor de Tecnologia e Inovação da Universidade Católica de Pernambuco nos primeiros anos de criação da Pró-reitoria Académica dessa instituição. Foi Assessor de Tecnologia para Educação na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Governo do Estado e Secretário Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em Pernambuco. Entre 2007 e 2010 foi o Coordenador Geral da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Pernambuco. Desde 2004, tem se dedicado a Educação a Distância, sendo o primeiro diretor Geral e Académico da Unidade Académica de Educação a Distância e Tecnologia da UFRPE.
Francisco Luiz Santos é autor de várias publicações e produções científicas baseadas em mecanismos de transporte elétricos e térmicos em polipirrol e sensores de aroma (nariz eletrônico). Recentemente, acompanham as áreas de investigação de tecnologias, robótica, tablets e educação a distância.

Sexta-feira, 24 de Outubro 2014.
Reitoria da Universidade Nova de Lisboa – Campus de Campolide, Lisboa.

09.30 – 10.30 / Sala: a determinar.
Conferência Temática: Design, vous avez dit Design?

OEE Lise Vieira| Universidade de Bordeaux-Montaigne – Coordenadora da rede EUTIC (FR).

Lise Vieira é professora na Universidade Bordeaux Montaigne e investigadora no MICA – Centro de Investigação sobre «Mediação, Informação, Communicação, Arte». É responsável pela linha de investigação: informação e conhecimento. É também directora do GRESIC (Grupo de Investigação Experimental sobre Sistemas de Comunicação Informatizados) e directora da colecção Labyrinthes da Imprensa Universitária de Bordéus.

Lise Vieira tem coordenado vários projectos de investigação sobre as mutações dos modelos editoriais e avaliação de sistemas de informação: aspectos sociológicos e culturais, as formas de publicação, estratégias e práticas. Os estudos publicados incidem sobre «Mediações na era digital e da globalização».


Comissão Científica:

Abel REBOUÇAS, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (BR);
Ana Amélia CARVALHO, Universidade de Coimbra (PT);
António MOREIRA, Universidade de Aveiro (PT);
Carlos CORREIA, Universidade Nova de Lisboa (PT);
Christine O’ DOWD SMITH, Waterford Institute of Technology (IRL);
Clara COUTINHO, Universidade do Minho (PT);
Claude LISHOU, Université Cheikh Anta Diop Dakar (SN);
Didier BALTAZART, Université de Reims (FR);
Dimitris GOUSCOS, Athens University (GR);
Fernando Albuquerque COSTA, Universidade de Lisboa (PT);
Guilhermina MIRANDA, Universidade de Lisboa (PT);
Helena BORELLI, Universidade Federal da Bahia (Br);
Hermenegildo BORGES, Universidade Nova de Lisboa (PT);
Irene TOMÉ, Universidade Nova de Lisboa (PT);
Isabel ALÇADA, Universidade Nova de Lisboa (PT);
João BOTTENTUIT-JR, Universidade Federal do Maranhão (BR);
João Correia FREITAS, Universidade Nova de Lisboa (PT);
José LAGARTO, Universidade Católica Portuguesa (PT);
José Luís RAMOS, Universidade de Évora (PT);
Liam DOYLE, Waterford Institute of Technology (IRL);
Lina MORGADO, Universidade Aberta (PT);
Lise VIEIRA, Université Bordeaux-Montaigne (FR);
Lúcia AMANTE, Universidade Aberta (PT);
Luís LAPÃO, Universidade Nova de Lisboa (PT);
Luísa INOCÊNCIO, Universidade de Cabo Verde (CV);
Maite SOTO, Universidad Autónoma de Barcelona (ES);
Márcia Karina SILVA, Universidade Federal Rural de Pernambuco (BR);
Marcos Maciel FORMIGA, Universidade de Brasília (BR);
Maria Altina RAMOS, Universidade do Minho (PT);
Maria Elisabeth Bianconcini ALMEIDA, Pontifícia Universidade Católica S. Paulo (BR);
Maria João GOMES, Universidade do Minho (PT);
Maria José LOUREIRO, Universidade de Aveiro (PT);
Maria Santa-Clara BARBAS, Instituto Politécnico de Santarém (PT);
Marizete SANTOS, Universidade Federal Rural de Pernambuco (BR);
Martine MOTTET, Université Laval (CA);
Mauri YLÄ-KOTOLA, University of Lapland (FI);
Michael MEIMARIS, Athens University (GR);
Mônica de Moura PIRES, Universidade Estadual de Santa Cruz (BR);
Nathalie PINEDE, Université Bordeaux-Montaigne (FR);
Nelson PRETTO, Universidade Federal da Bahia (BR);
Neuza PEDRO, Universidade de Lisboa (PT);
Noble AKAM, Université Bordeaux-Montaigne (FR);
Pascale STEINBERG, Université Libre de Bruxelles (BE);
Paulo Sérgio COSTA, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (BR);
Raja DAOUAS, Université de Tunis (TN);
René PATESSON, Université Libre de Bruxelles (BE);
Sílvia BARBOSA, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (BR);
Soufiane ROUISSI, Université Bordeaux-Montaigne (FR);
Teresa PESSOA, Universidade de Coimbra (PT);
Vítor TEODORO, Universidade Nova de Lisboa (PT).

Comissão de Organização EUTIC 2014 Lisboa:
CITI – Centro de Investigação para Tecnologias Interactivas / Universidade Nova de Lisboa.

Carlos CORREIA, Coordenador;
Andreia Teles VIEIRA;
Cátia PREGUIÇA;
Hermenegildo BORGES;
Irene TOMÉ;
Luís FERNANDES.

Outras informações no site http://www.citi.pt/eutic2014/site/PT/apresentacao.php

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s