Prêmio Vale-Capes 2014: inscrições abertas.

Publicado: outubro 12, 2014 em Uncategorized

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga nesta sexta-feira, 10, o edital conjunto nº 60/2014, referente à edição 2013 do Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade, que seleciona as melhores teses e dissertações defendidas em 2013 nos grupos “Processos eficientes para redução do consumo de água e de energia”; “Aproveitamento, reaproveitamento e reciclagem de resíduos e/ou rejeitos”; “Redução de Gases do efeito estufa (GEE)”; e “Tecnologias socioambientais, com ênfase no combate a pobreza”.

Para serem inscritos, os trabalhos devem estar disponíveis no banco de teses e dissertações da Capes, quando da submissão ao prêmio; terem sido defendidos em 2013 e no Brasil, mesmo em casos de cotutela ou outras formas de dupla diplomação; e terem sido defendidos em programa de pós-graduação que tenha tido, no mínimo, cinco teses de doutorado e/ou cinco dissertações de mestrado defendidas no ano anterior ao do edital.

Premiação
As teses e dissertações selecionadas serão premiadas com passagem aérea e diária para o autor e um dos orientadores para que compareçam à cerimônia de premiação, que acontecerá em abril de 2015; certificado de premiação a ser outorgado ao orientador, coorientador (es) e ao programa em que foi defendido o trabalho; certificado de premiação e troféu para autor; e auxílio equivalente a uma participação em congresso internacional para o orientador.

Para teses de doutorado, está prevista também a premiação com bolsa para realização de estágio pós-doutoral em instituição nacional de até três anos para o autor da tese, podendo converter em um ano para estágio pós-doutoral fora do país em uma instituição de notória excelência na área de conhecimento do premiado, e a concessão de um prêmio adicional pela Vale ao autor da tese, no valor de R$ 15 mil. Para as dissertações de mestrado, bolsa para realização de doutorado em instituição nacional de até quatro anos para o autor da tese e prêmio adicional pela Vale ao autor da dissertação, no valor de R$ 10 mil.

A pré-seleção das teses e dissertações a serem indicadas aos prêmios ocorrerá nos programas de pós-graduação das instituições de ensino superior. Após a indicação do (s) trabalho (s) selecionado (s) pela comissão de avaliação, o coordenador do programa de pós-graduação será responsável pela inscrição do (s) trabalho (s), até 21 de novembro.

Acesse o edital completo em http://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/Edital_060_2014_PremioValeCapes.pdf

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s