MBA Gestão em Saúde online.

Publicado: setembro 29, 2014 em Uncategorized

“O MBA Gestão em Saúde online é uma oportunidade de estar em contato com professores pesquisadores com expertises da área de gestão e gerenciamento em serviços de saúde de uma das mais renomadas universidades do Brasil e do mundo, com a facilidade e agilidade que ensino a distância pode proporcionar.

Objetivos do Curso:
Este MBA busca analisar a atenção à saúde e instrumentalizar o estudante para expandir suas habilidades gerenciais e seus conhecimentos sobre o setor saúde, reconhecendo-se como agente deste processo, desenvolvendo conhecimentos/competências relativos às Políticas de Saúde e o SUS, gestão e educação em saúde, gestão de custos e de insumos, planejamento em saúde, tomada de decisão, gestão de pessoas, liderança e empreendedorismo.

Capacitar profissionais para atuarem de forma crítica e competente na gestão dos serviços de saúde em diferentes cenários do sistema de saúde brasileiro.

Outro diferencial importante é a abordagem multidisciplinar, que hoje é uma tendência na gestão em saúde, tendo como foco os sistemas de saúde mundiais com destaque para o sistema brasileiro e suas necessidades no que concerne à formação de gestores e gerentes”.

O MBA Gestão em Saúde online conta com a atuação das instituições: USP e FIERP.

A USP – Universidade de São Paulo, protagonista do programa, é a realizadora. Ela outorga os certificados do programa, disponibilizando seus docentes e coordenadores e, por meio de suas instâncias de gestão, o acompanha com o objetivo de garantir os padrões de excelência que fundamentam os diferenciais da Universidade de São Paulo.

A FIERP – Fundação Instituto de Enfermagem de Ribeirão Preto, tem papel administrativo no programa: centraliza suas receitas e despesas.

SOBRE A METODOLOGIA EAD:
As aulas são ao vivo via web e acontecem uma vez por semana, sempre em um dia fixo das 20h às 22h. Ao todo, são quatro provas presenciais que ocorrem em mais de 16 cidades em todo o país. Há também a defesa presencial do TCC – Trabalho de Conclusão de curso.

A USP – Universidade de São Paulo é a realizadora e certificadora
do MBA Gestão em Saúde.

Corpo Docente – Resumo do currículo:
Profa. Ana Maria Laus:

Possui graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Usp (1976), mestrado em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Usp (1998) e doutorado em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Usp (2003) ambos na linha de pesquisa de “Dinâmica da organização dos serviços de saúde e de enfermagem”.Desde outubro/2005 é contratada como docente do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP. Pesquisadora do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP, Centro de Estudos e Pesquisas sobre Hospital e Enfermagem e do Núcleo de Estudos sobre saúde e trabalho (NUESAT). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Administração e Gestão em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, recursos humanos, indicadores de qualidade em enfermagem, avaliação de serviços.

Profa. Andrea Bernardes:
Graduada em enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1993). Mestre (2000) e Doutor (2005) pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental. É docente da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP). Coordena o Projeto de pesquisa intitulado “Modelos de Gestão Hospitalares: a realidade Brasileira e Canadense”.
É coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Liderança, Gestão e Gerenciamento de Serviços de Saúde (NAP-LIGGESS) e líder do Grupo de Pesquisa LIGGEN – Liderança, Gestão e Gerenciamento em Serviços de Saúde e Enfermagem e pesquisadora do CLEAR Outcomes (Connecting Leadership Education and Research Outcomes) da Universidade de Alberta – Canadá. Membro do Observatório de Recursos Humanos em Saúde da EERP-USP e membro do Núcleo de Educação Permanente da DRS XIII. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Gerenciamento em Enfermagem. Concluiu o Pós-Doutorado na Universidade de Alberta – Canadá.

Prof. Antonio Pazin Filho:
Graduado em Medicina (1993) pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, obteve seu doutorado (2002) pela mesma institiução. Tem residência médica em Cardiologia e Doppler ecocardiografia pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, referendadas por títulos de especialista das respectivas sociedades. Obteve o MBA em Gestão de Organizações de Saúde pela FUNDACE (Fundação da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto) em 2004 e concluiu pós-doutoramento em Epidemiologia Clínica na Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health em 2007. Obteve o título de Livre Docência pela FMRP-USP (2011). Atualmente é professor associado da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo na área de Emergências Clínicas (desde 2003) e Coordenador da Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (desde 2007). Desenvolve pesquisa voltada para a interação entre Emergências Clínicas e Epidemiologia, com ênfase na área cárdio-vascular. Desenvolve atividades voltadas para o ensino médico, com capacitação em didática com ênfase nas áreas de Simulação e Ensino à Distância. É vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissionalizante de Gestão em Saúde desde 2012.

Profa. Carmen Silvia Gabriel:
Possui Graduação (1984), Mestrado (1996) em Enfermagem , Doutorado (2004) pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, Pós doutorado (2012) pela Universidade de Alberta, Canada. Atualmente é Professor Doutor de graduação. do Programa de Pós Graduação em Enfermagem Fundamental e do Programa de Mestrado Profissional, junto ao Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – USP. Tem experiência nas áreas de Administração Hospitalar , Gerenciamento de Serviços de Enfermagem,Programas de Qualidade e Auditoria na área hospitalar. É responsável por disciplinas de graduação e pós graduação relacionadas à gestão de Serviços de Saúde e gerenciamento de Serviços de Enfermagem na área hospitalar, junto ao Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – USP.
Parecerista de periódicos nacionais e internacionais.Atua com certificadora técnica pelo Ministério da Saúde do Programa Interministerial de Certificação de Hospitais de Ensino .Membro da Comissão Coordenadora da Rede Brasileira (REBRAENSP) e membro da Rede Internacional (RIENSEP) de Enfermagem em Segurança do Paciente. Vice lider do grupo de pesquisa da EERP – USP (CNPQ), intitulado ” LIGGEN: Liderança, Gestão e Gerenciamento em Serviços de Saúde e Enfermagem.Pesquisadora do grupo “CLEAR: Connecting Leadership Education and Research Outcomes , da Universidade de Alberta,Canada.Pesquisadora do grupo de pesquisas em Segurança do Paciente da EERP – USP(CNPQ).

Profa. Daniela Carnio Costa Marasea:
Doutorado em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto na Universidade de São Paulo – FFCLRP/USP (2000). Mestrado em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto na Universidade de São Paulo – FFCLRP/USP (1997). Bacharelado e Licenciatura em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto na Universidade de São Paulo – FFCLRP/USP (1993). Experiência profissional em consultoria de empresas desde 1992, desenvolvendo projetos na área de Gestão de Pessoas, como reestruturação da área de RH, treinamentos, recrutamento e seleção, cargos e salários, diagnóstico organizacional, treinamentos à distância e outdoor training.
Atualmente é professora na graduação em Administração, área Gestão de Pessoas e TCC – Universidade de Ribeirão Preto. Leciona em cursos de especialização (diversos MBAs, como FAAP, FUNDACE USP entre outros) na área de Gestão de Pessoas e professora no Mestrado Profissional em Saúde e Educação na UNAERP. Também é professora associada ao INEPAD – Instituto de Ensino e Pesquisa em Administração, atuando na área de Gestão de Pessoas e como orientadora dos cursos MBA junto a entidades como UNISINOS e Banco do Brasil. Formada em administração pela UNAERP em agosto de 2013.


Prof. Fabiano Guasti Lima:

Livre Docente pela Universidade de São Paulo – USP (2011). Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo – USP (2004). Mestre em Ciência Física aplicada à Medicina e Biologia pela Universidade de São Paulo – USP (1998). Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR (1995).
Atualmente é Professor Associado da Universidade de São Paulo, do Departamento de Contabilidade da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto FEA-RP. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, atuando principalmente nas áreas de: Finanças Corporativas e Mercado de Capitais. Consultor de Empresas nas áreas de Finanças Corporativas e Gestão de Riscos.

Profa. Fernanda Ludmilla Rossi Rocha:
Professora Doutora do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Graduada em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1999), Mestre e Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2007). Membro do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Trabalho da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Áreas de conhecimento: Administração em Enfermagem e Saúde do Trabalhador, com ênfase em temáticas relacionadas ao estudo de processos de trabalho e suas repercussões sobre a saúde dos trabalhadores.

Profa. Geciane Silveira Porto:

Livre Docência pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto – FEA-RP/USP (2007). Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2000). Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992). Graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990). Professora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto – FEA-RP/USP. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Cooperação Universidade Empresa, atuando principalmente nos seguintes temas: cooperação empresa-universidade, inovação tecnológica, Habitat`s de inovação: incubadoras e parques tecnológicos. Coordenadora da D4: Transferência de Tecnologia do INCT_if (inovação farmacêutica) e membro do conselho gestor do INCT_if.

Profa. Lucieli Dias Pedreschi Chaves:

Graduada em enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto USP (1986). Mestre (2001), Doutor (2005) pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – USP, na linha de pesquisa de “Dinâmica da organização dos serviços de saúde e de enfermagem”. Livre-docência em 2013. Desde fevereiro de 2006 é Professora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – USP e, a partir de abril de 2013 é Professor Associado. Pesquisadora do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Hospital e Enfermagem e do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Trabalho (NUESAT). Membro da Comissão Assessora de Pesquisa do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – USP. Membro da Comissão de Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Enfermagem Fundamental e da Comissão de Pós Graduação da EERP-USP. Membro do Conselho Editorial da Revista CuidArt e Revista Eletrônica de Enfermagem. Consultora ad-hoc da Revista Latino-Americana de Enfermagem; da Revista da Escola de Enfermagem da USP; Revista Ciência, Cuidado e Saúde; Revista Panamericana de Salud Pública/Pan American Journal of Public Health; Revista de Saúde Pública. Ex- enfermeira no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP (1987-89), Direção Regional de Saúde de Ribeirão Preto (1989-94) e, Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto (1994-2006) tendo atuado por 12 anos na área de avaliação, controle e auditoria.
Na Organização Educacional Barão de Mauá (1993-2006) atuou na docência e coordenação de curso de graduação em Enfermagem. Experiência na área de Enfermagem (assistência, gerenciamento e docência), com ênfase em Gerenciamento em Enfermagem e Sistema Único de Saúde, atuando principalmente em gestão de sistemas de saúde, informação em saúde, serviços de saúde de alto custo/complexidade. É orientadora de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós Graduação em Enfermagem Fundamental, na linha de pesquisa de “Dinâmica da organização dos serviços de saúde e de enfermagem” e no Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem, na linha de pesquisa Prática Social e Profissional em Saúde . Assessora científica da FAPESP. Participou, em 2011, de programa de Pós Doutorado, na área de gestão e avaliação, junto à Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, sob supervisão de Dr Oswaldo Y. Tanaka, com financiamento CNPq.

Prof. Marcio Mattos Borges de Oliveira:

Livre Docência na área de Produção pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2003). Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo EESC-USP (1997). Mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo ICMC-USP (1991). Graduação em Engenharia Mecânica Aeronáutica pelo ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1982). Professor associado da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: Operações e Logística, com ênfase em produtos e serviços, sistemas de apoio a decisão e planejamento de operações.

Profa. Maria José Bistafa Pereira:

Possui graduação em Graduação Em Enfermagem E Obstetrícia pela Universidade de São Paulo (1979) , especialização em Especialização Em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1986) , especialização em Assistência Integral Ao Trnômio Pai Mãe e Filho no pela Universidade de São Paulo (1990) , mestrado em Enfermagem em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2001) . Atualmente é Professor Associado da Universidade de São Paulo, Assessor ah hc do Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Revisor de periódico da Trabalho, Educação e Saúde e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Enfermagem , com ênfase em Enfermagem de Saúde Pública. Atuando principalmente nos seguintes temas: atenção primária à saúde, avaliação de serviços de saúde, Saúde da Família, atenção básica em saúde.

Profa. Marta Cristiane Alves Pereira:

Graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – USP em 1994. Mestre (1999) e Doutor (2009) pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão pela EERP-USP. Atualmente é Docente da Área de Administração do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – USP. Membro Efetivo da Comissão de Ética em Enfermagem do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP. Membro da Comissão Assessora do Centro de Recursos e Apoio ao Ensino da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Pesquisadora do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Informática em Enfermagem (NEPIEn) e do Grupo de Pesquisa Enfermagem e Comunicação.


Prof. Paulo Benzoni:

Doutor em Psicologia como Profissão e Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas (2008). Mestre em Promoção de Saúde pela Universidade de Franca – UNIFRAN (2003). Psicólogo pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo – USP (1993).
Atualmente é Professor Titular da Universidade Paulista (UNIP), onde é bolsista de Pesquisa para docentes com o projeto sobre stress e dor física. É psicólogo clínico e consultor em RH na Pensar Psicologia e Recursos Humanos. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica na abordagem Cognitivo-Comportamental e Psicologia Organizacional e do Trabalho. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Stress, Stress-crônico e Psicologia Organizacional com ênfase em Saúde Mental e trabalho.

Prof. Pedro Fredemir Palha:

Graduado em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ. Mestre em Enfermagem em Saúde Pública e Doutor em Enfermagem em Saúde Pública pelo Programa de Pós-Graduação Enfermagem em Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP). Pós Doutor pela Universidade de Alberta (Canadá). Professor Associado 3 do Departamento de Enfermagem Materno-infantil e Saúde Pública da EERP-USP. Coordenador do Programa de Pós-Graduação Enfermagem em Saúde Pública (Conceito 06 da CAPES) desde 2012. Pesquisador Nível II do CNPq/bolsa produtividade. A produção científica nos últimos 14 anos (1998-2013) inclui: 51 artigos científicos; 20 capítulos de livro e 165 resumos publicados em anais de eventos científicos. Possui experiência na formação de recursos humanos em pesquisa, tendo concluído a orientação de 38 alunos, sendo 5 alunos de doutorado; 11 de mestrado; 19 de iniciação científica, com bolsas CNPq, FAPESP, CAPES e FAPEAM. Atua no ensino de graduação e pós-graduação nas disciplinas: ERM0107 – “Políticas e organização dos serviços de saúde”, ERM0310 – “Organização e gestão em saúde e enfermagem na Atenção Básica”, ERM5701 – “Políticas de saúde”, ERM5767-1 “Modelos de atenção em saúde”, ERM5784-1 “Análise de discurso: contribuições teórico-metodológicas para a pesquisa em saúde e enfermagem” . Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas de saúde, organização dos sistema de saúde, saúde da família, tuberculose, promoção da saúde, enfermagem em saúde coletiva, atenção primária à saúde e gestão em saúde. Atua na linha de pesquisa: Práticas, Saberes e Políticas de Saúde.

Profa. Silvia Helena Henriques Camelo:
Graduada em enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto USP (1993). Mestre em enfermagem (2002) e Doutor (2006) pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem do Interunidades da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP. Professor Doutor II , pelo Departamento de Enfermagem Geral e Especializada, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. É membro do Comitê de ética em Pesquisa do Centro de Saúde Escola da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP, Membro efetivo da Sociedade honorífica Sigma Theta Tau Internacional, capítulo Rho Upsilon, Membro da Comissão do Observatório de Recursos Humanos da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP,Membro do Grupo de Pesquisa NUESAT e do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Hospital e Enfermagem. Membro do corpo editorial da Revista do Centro Universitário Barão de Mauá e revisor das revistas Cadernos Saúde Coletiva, Revista Eletrônica de Enfermagem, Revista Latino-am Enfermagem e Revista Texto e Contexto Enfermagem. Tem experiência profissional na área de Enfermagem (assistência, gerenciamento e docência). Foi enfermeira assitencial no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP, Supervisora do Hospital da Beneficiência de Ribeirão Preto e enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Jardinópolis. Sua produção científica está relacionada a Dinâmica da Organização dos Serviços de saúde e de enfermagem com ênfase em Gestão de Pessoas.

Profa. Sonia Valle Walter Borges de Oliveira:
Possui Livre-docência em Administração Geral pela FEA-RP-USP, Doutorado em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, Mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, Atualmente é professora associada da FEA-RP da Universidade de São Paulo e Assessora Científica da FAPESP. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Teorias da Administração, Planejamento Estratégico e Tomada de Decisâo, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão ambiental, gestão de resíduos, tratamento de esgoto sanitário, energias alternativas e ecoeficiência.

Profa. Yolanda Dora Martinez Évora:
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1977), mestrado em Enfermagem Fundamental pela Universidade de São Paulo (1986) e doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1993). Realizou doutorado sanduiche junto a Mayo Clinic em Rochester, Minnesota, EUA, no periodo de 1990 a 1992. Em 1998 recebeu o título de livre-docente e desde 2006 ocupa o cargo de professor titular da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP. Foi vice-diretora da EERP-USP no período de 2006-2010. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Informática em Enfermagem (NEPIEn). É Editora Associada da REEUSP e consultor ad-hoc de órgãos de fomento e de periódicos científicos. É pesquisadora 1D do CNPq e pesquisadora da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). É professor orientador e responsável por disciplina em dois Programas de Pós-Graduação: Enfermagem Fundamental (Mestrado e Doutorado) e Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem, ambos da EERP-USP . Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Administração e Informática em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento e avaliação de sistemas de informação em enfermagem, gestão da qualidade e ensino mediado pelo computador.

Profa. Dra. Carmem Silvia Gabriel,
Coordenadora do MBA.

Outras informações em
http://www.saude.mbaonline.org.br/van?utm_source=mail_price1109&utm_medium=price1109&utm_campaign=mail_1109

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s