Seminário Regional “Políticas Públicas, Intersetorialidade e Família”.

Publicado: setembro 24, 2014 em Uncategorized

APRESENTAÇÃO

A segunda edição do Seminário Regional “Políticas Públicas, Intersetorialidade e Família” tem como ênfase a formação e intervenção profissional, temas relevantes que incidem diretamente no atendimento às demandas que são escopo das políticas públicas e sociais. Dessa forma, é indispensável o diálogo permanente entre as necessidades que se apresentam na realidade social e a formação dos profissionais que nela atuam.

A análise das políticas públicas de um Estado permite compreender a complexidade dos processos estruturais e conjunturais, em constante movimento. Atualmente, tanto o contexto mundial como, em especial, o brasileiro, caracterizam-se pelo acirramento das desigualdades econômica e social e as formas de enfrentamento dessa realidade oscilam entre intervenções focalizadas e pontuais, ou mais abrangentes, entretanto, respondem com dificuldade às demandas das populações usuárias, necessitando adensar o debate acerca da formulação e das formas de execução das políticas públicas. Busca-se superar práticas e soluções simplistas, conservadoras e ideológicas, que devem ser questionadas e contrapostas. Uma das bandeiras para esse enfrentamento é o debate da atuação intersetorial, compreendendo o usuário de forma integral, superando a fragmentação histórica das politicas publicas brasileiras e fortalecendo a interdisciplinaridade.

Nesse debate inclui-se, também, o adensamento teórico sobre família, em suas múltiplas configurações, fundamental para a formulação e a inclusão na agenda das políticas públicas, visto a compreensão de sua centralidade na construção da identidade dos sujeitos, na participação nos processos de produção e reprodução da vida social e na responsabilização das políticas públicas.

Dessa forma, torna-se inadiável o debate acerca das áreas prioritárias para formação e educação permanente dos acadêmicos, trabalhadores, gestores e dos formuladores das políticas públicas, bem como do alinhamento dos conteúdos dos currículos e das temáticas de forma a estar em consonância aos problemas identificados no cenário social a ser o escopo dessas políticas.

O II SERPINF objetiva contribuir para ampliar a visão e análise crítica acerca das políticas públicas, seus impactos e efetividade, e seu diálogo com a formação e educação profissional, compromisso da equipe de pesquisadores do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trabalho, Intersetorialidade e Saúde (NETSI) que vem evidenciando todos os esforços para garantir o espaço adequado à discussão destes temas. Irmanam-se nesta busca qualificada o Programa de Pós-graduação em Serviço Social/PUCRS, em especial o Curso de Especialização Intervenção Social com famílias, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/CAPES, em especial o Projeto Pro-Ensino na Saúde – Edital 024/2010 CAPES e Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

OBJETIVO GERAL
Contribuir para ampliar a visão e a análise crítica acerca das políticas públicas, seus impactos e efetividade na interface com a formação e intervenção profissional, reiterando compromissos desta equipe de pesquisadores, que vem somando esforços para garantir o espaço adequado à discussão desses temas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Potencializar espaços de reflexão sobre a intersetorialidade entre as políticas públicas, na interface com a formação e intervenção profissional;
Consolidar espaços de reflexão sobre a centralidade da família nas políticas públicas colaborando para uma análise crítica identificando fatores determinantes e condicionantes que afetam essas famílias em seus processos de sofrimento e resistência;
Ampliar e aprofundar conhecimentos sobre as intervenções profissionais nas políticas públicas, enfatizando as práticas intersetoriais e com famílias;
Fomentar articulações institucionais e intersetoriais, com grupos de pesquisadores, docentes, alunos de graduação e pós-graduação, gestores, profissionais da área e áreas afins sobre os temas família, políticas sociais, intervenção profissional, ensino e pesquisa no processo de formação.

PÚBLICO-ALVO
Acadêmicos, docentes, pesquisadores, trabalhadores das políticas sociais e público em geral.

LOCAL E DATA DO EVENTO
Data do evento: 06 e 07 de novembro de 2014

Local: Auditório do prédio 15 – PUCRS

Outras informações em http://www.pucrs.br/eventos/serpinf/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s