O ensino da Pedagogia no Brasil.

Publicado: setembro 24, 2014 em Uncategorized

O Instituto de Pesquisas e Administração da Educação continua sua série de entrevistas sobre o ensino de diversas áreas da Educação. Hoje conversamos com a pedagoga Rita Borges que aborda o ensino da Pedagogia no Brasil. Segundo ela, diretrizes curriculares apontam para a formação do professor das séries iniciais da educação infantil e gestão escolar. A seu ver, ela entende que a Pedagogia poderia ser maior ou então a especialização na área deveria ser mais focada não só na formação de gestores, mas também de docentes. A duração da graduação do curso de Pedagogia é de 3200 horas e ela entende que para formar um professor a carga horária poderia ser um pouco maior, apesar de entender que isso depende de legislação.

As instituições de Ensino Superior cumprem as diretrizes curriculares e hoje a Pedagogia forma um pedagogo com uma formação mais genérica onde ele poderá atuar em espaços escolares e não-escolares. É uma ampla e boa formação com um mercado de possibilidades para pedagogos. Ela também concorda com uma recente análise de um projeto de lei da Câmara dos Deputados (PL 7014/13) onde a formação de Pedagogia será exigida para os cargos de direção e supervisão escolar. Para ela, a graduação envolve toda a área de gestão, planejamentos pedagógico e educacional, a avaliação educacional, a gestão integrada onde se trabalha a ação gestora numa visão supervisora, administrativa e orientadora. Um curso importantíssimo para formar um gestor escolar.

A professora Rita avalia também com base em trabalhos pedagógicos realizados por ela, que no contexto da escola, da sociedade, o pedagogo é um agente de mudanças. Ele planeja, organiza, pesquisa e avaliar em conjunto com a escola o trabalho pedagógico escolar e não-escolar a partir do entendimento do que acontece nas dinâmicas institucionais e seus processos de gestão. O pedagogo tem uma formação ampla no sentido de que ele vai integrar o espaço escolar dentro da sociedade. Assume o papel de um gestor inovador que irá mostrar que somente a aprendizagem irá fomentar a mudança e inovação nos fazeres.

“Toda educação carece muito de uma formação pedagógica. Pela inovação, pela gestão, pelas práticas pedagógicas, pela pesquisa, pela ideia da dialogicidade que deve existir na área educacional, competências essas que todo pedagogo deve ter para exercer bem a função” finaliza ela.

Ouça na íntegra a entrevista com a Profª Rita de Cássia Borges em http://www.ipae.com.br/ritaborges.wav

EXPEDIENTE:
Editora do Instituto de Pesquisas e Administração da Educação cadastrada no ISBN (International Standard Book Number) sob o nº 85927 conforme registro na Biblioteca Nacional.
Reprodução permitida desde que citada a fonte.
Editor Responsável – João Roberto Moreira Alves.

Edição e Administração:
Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
Av. Rio Branco, 156 – Conjunto 1.926 – CEP 20040-901 – Rio de Janeiro – RJ – Brasil.
E-MAIL: ipae@ipae.com.br

FICHA CATALOGRÁFICA:

Jornal da Educação – Ano 1 – nº 1 (fevereiro de 1995) – Rio de Janeiro – Instituto de Pesquisas e Administração da Educação (diário).
1. Direito à educação – periódico. I – Instituto de Pesquisas e Administração da Educação – CDU 37.011.001.4.

Prezado leitor: Para ter acesso às edições anteriores do Jornal da Educação, entre em http://www.ipae.com.br/portal/br/edicoes-anteriores

FONTE: IPAE – Jornal da Educação.

Acesso em http://www.ipae.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s