I Seminário Internacional Inclusão Escolar: práticas em diálogo.

Publicado: setembro 21, 2014 em Uncategorized

Uerj promove congresso sobre Letras e seminário sobre Educação.

Estão abertas inscrições para dois eventos ligados à área de educação, promovidos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro: “I Seminário Internacional Inclusão Escolar: práticas em diálogo” e “IX Congresso da Pós-Graduação em Língua Portuguesa da Faculdade de Formação de Professores – Português: Língua do Mundo”.

No campus Maracanã, acontece o primeiro seminário, entre os dias 21 e 23 de outubro. O objetivo do evento é discutir como lidar com a inclusão de crianças, adolescentes e adultos com necessidades educacionais especiais nas escolas chamadas outrora de regulares, assim como lidar com as demais múltiplas diferenças culturais. O público alvo é composto por professores de diferentes instituições de educação básica, estudantes de licenciaturas, professores universitários, pesquisadores e demais participantes e/ou interessados em participar de processos de inclusão escolar. Inscrições abertas até o dia 10 de outubro.

Já o campus São Gonçalo sedia, de 03 a 07 de novembro, o congresso que tem por tema “Português: Língua do Mundo”. É um evento de caráter permanente que já recebeu nomes como Evanildo Bechara e Marina Colasanti, entre outros. Esta edição do congresso tem por objetivo incentivar, valorizar e divulgar iniciativas, propostas e projetos nacionais e internacionais que têm como interesse principal o estudo e a pesquisa do português como parte da lusofonia, uma língua transnacional, uma língua nacional ou aprendida em todo o mundo, daí o título que lhe foi conferido. Inscrições até 27 de outubro.

As inscrições podem ser feitas online no site do Centro de Produção da Uerj (http://www.cepuerj.uerj.br). Lá também é possível encontrar todas as informações.

I Seminário Internacional Inclusão Escolar: práticas em diálogo>>>

Período de Inscrição: de 04/07/2014 a 10/10/2014.
Lidar com a inclusão de crianças, adolescentes e adultos com necessidades educacionais especiais nas escolas chamadas outrora de regulares, assim como lidar com as demais múltiplas diferenças culturais, tem sido uma experiência amplamente desafiadora para instituições educacionais e para todos os seus profissionais. Esse desafio necessita ser enfrentado com compromisso político, ética, amorosidade e competência. E, portanto, faz-se de fundamental importância o favorecimento do diálogo entre os sujeitos que se envolvem e se dedicam a enfrentar esse desafio. Na universidade, comumente se privilegia a reflexão teórica. No entanto, no interior das escolas, onde a inclusão acontece, faz-se necessário o desenvolvimento de procedimentos, estratégias e recursos de ensino diferenciados que garantam efetivas aprendizagens pelos diferentes sujeitos. Acreditamos que o diálogo entre sujeitos de diferentes campos – universidade, gestão pública e escolas – cria a possibilidade de uma experiência formativa mais significativa, quebra algumas barreiras do desafio de unir a prática à teoria, dando a importância devida a ambas. Além disso, torna presentes os princípios éticos e humanísticos, ao lidarmos com as limitações e desafios institucionais e do sistema de ensino; os limites da atuação docente; a diversidade humana e as diferenças que sempre estão presentes nas salas de aula. Esse é o objetivo das/os organizadoras/es do “I Seminário Internacional Inclusão Escolar: práticas em diálogo”: reunir educadoras/es, gestoras/es e pesquisadoras/es de diferentes lugares do Rio de Janeiro, do Brasil, da América Latina e do planeta para dialogar sobre as alternativas que vêm sendo engendradas nos diferentes espaços por seus diferentes sujeitos. O contexto do encontro e do diálogo colabora para uma percepção mais ampla das múltiplas alternativas que poderão garantir uma diferenciação no ensino que torne efetiva a aprendizagem de todos e fazer diferente para garantir a equidade.

Público alvo:
Professores/as de diferentes instituições de educação básica, estudantes de licenciaturas, professores/as universitários/as, pesquisadores/as e demais participantes e/ou interessados em participar de processos de inclusão escolar.
Dias da semana:
3ª, 4ª e 5ª feira.


Local:

Rua São Francisco Xavier, 524- UERJ Maracanã, Auditório 111.
Período de Realização do Curso
de 21 a 23 de outubro de 2014, de 8h às 18h.

Coordenação:
Professora Cláudia Hernandez Barreiros Sonco.
Folder
Arquivo editável para que os participantes do evento encaminhem os trabalhos:
Template para relato de experiências

Informações gerais/ Inscrição para o evento.


Valor:

De 04 de julho até 31 de agosto:
Profissionais da educação, estudantes de pós-graduação e demais participantes – R$ 50,00
Estudantes de graduação – R$ 30,00.

De 01 de setembro até 10 de outubro:
Profissionais da educação, estudantes de pós-graduação e demais participantes – R$ 65,00
Estudantes de graduação – R$ 40,00
Contato:

CENTRO DE PRODUÇÃO DA UERJ.
Rua São Francisco Xavier, 524.
Maracanã, Rio de Janeiro, RJ.
1º andar, Bloco A, Sala 1006.
CEP: 20559-900.
Horário de atendimento na recepção: de 2ª a 6ª feira, das 09h às 18h.
Teleatendimento: (21) 2334-0639, de 2ª a 6ª feira, das 09h às 18h.
E-mail: cepuerj@uerj.br

Acesso em http://www.cepuerj.uerj.br/app_upload/Folder%20I%20Semi%20Internacional%20Inclus%20Escolar%20-%20Final.pdf

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s