I Fórum Psicanálise, Educação e Educação na Psicanálise.

Publicado: setembro 16, 2014 em Uncategorized

O I Fórum Psicanálise, Educação e Educação na Psicanálise tem como objetivo articular Psicanálise e Educação. Discutir – à luz da Psicanálise e da Filosofia – questões da contemporaneidade que atravessam a educação e residem além dos portões escolares. Uma ocasião para pensar sobre a criança e suas famílias; a criança e a escola; a criança e as novas formas de subjetivação.
Continue lendo “I Fórum Psicanálise, Educação e Educação na Psicanálise”.
O I Fórum de Psicanálise e Educação da Formação Freudiana colocará em pauta importantes discussões presentes na sociedade atual, onde a psicanálise e a educação serão pensadas em lugares que se comunicam. Continue lendo “Samanta Obadia participa do I Fórum Psicanálise, Educação e Educação na Psicanálise”.
Informações no Telefone: (21) 3149-3375 de 14h às 22h.


SOBRE A FORMAÇÃO:

A Formação Freudiana é uma instituição de psicanálise que orienta o estudo, o ensino, e a clínica da psicanálise, respeitando, sem dogmatizar, a multiplicidade e os desafios da teoria e da clínica psicanalítica. Manter o texto freudiano como balizador dos estudos e pesquisas, as diferenças e a pluralidade que marcaram a constituição do seu pensamento e de outros autores que o tenham enriquecido, estudando o fazer clínico, e enfrentando os desafios do ofício nas condições atuais em que nos encontramos todos. Esta têm sido a fonte inesgotável de nossa ocupação.

Nos seus 20 anos de existência, muitos, alguns e sempre Chaim Samuel Katz criaram condições para a sua permanência e sua insistência, distantes de um ecletismo que gera aplainamento e de uma ortodoxia que não acolhe a dúvida.
Somos um espaço institucional que desenvolve um projeto de ensino continuado com a proposta de formar o psicanalista, dentro de uma trajetória a ser traçada através dos procedimentos que adotamos. Visando à clínica em Psicanálise, na diversidade de suas ações a formação inclui uma psicanálise pessoal, supervisão clínica e ensino teórico em seminários.

Fazer Psicanálise é um aprendizado, cheio de implicações, para lidar com fenômenos difíceis e sutis. A Formação Freudiana se coloca o desafio de efetivar a construção do trabalho do psicanalista e sua legitimação no interior de nossas orientações institucionais.
As atividades da Formação Freudiana para os membros em formação estão assim orientadas:
1) curso de formação – teórico e/ou clínico com duração mínima de oito semestres;
2) apresentação de trabalhos em atividades abertas ao público: simpósios, seminários clínicos e palestras;
3) inserção na Clínica da Formação Freudiana com a supervisão de membros titulares;
4) atividade de Mobilização Clínica aos membros em formação, aos que optaram pela atividade clínica.

A formação de um psicanalista é baseada no tripé, proposto por Freud, análise pessoal, estudos teóricos e clínicos e supervisão clínica. A análise pessoal deve ser realizada durante o percurso do aluno em formação com um analista da Formação Freudiana ou com um analista reconhecido pela Formação Freudiana. A supervisão de casos clínicos deve ser feita obrigatoriamente com um analista Membro Titular da Formação Freudiana.

Requisitos para a formação:

O candidato à formação em psicanálise pela Formação Freudiana deve preencher os seguintes requisitos:
– Curso superior completo
– Apresentação de currículo
– Entrevista com coordenadores da instituição
– Apresentação de carta de intenções.

Como se Inscrever:

Os candidatos à formação em psicanálise que preencherem os pré-requisitos devem procurar a secretaria através do telefone:
(21) 2266 3300. Falar com Lúcia.

FORMAÇÃO FREUDIANA:
AV DAS AMÉRICA 500, BLOCO 21, LOJA 143.
RIO DE JANEIRO, CEP:22.640-100.
Brazil.

http://www.freudiana.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s