Seminário Prática Pedagógica Inclusiva na Atualidade.

Publicado: setembro 8, 2014 em Uncategorized

Dia 26 de setembro de 2014, sexta-feira.

Local: Auditório Joseph Safra – Instituto APAE DE SÃO PAULO
Rua Loefgren, 2109 – Vila Clementino – São Paulo – SP.

Objetivo do evento: Favorecer reflexão sobre as práticas pedagógicas na rede regular de ensino (pública e privada) e no Atendimento Educacional Especializado (AEE), pautada principalmente na metodologia de projetos e em prol das competências, conhecimentos, habilidades e dos recursos necessários para o desenvolvimento do aluno com Deficiência Intelectual.

Participantes: professores, coordenadores pedagógicos e diretores de escolas públicas e privadas.

Programação:

8h30 – Credenciamento e Boas vindas.

9h10 – Abertura do Evento.

Viviane Périco, fonoaudióloga, especialista em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Supervisora do Serviço de Apoio à Inclusão Escolar da APAE DE SÃO PAULO.

9h30 às 10h30 – Painel de debates.

9h30 às 10h – Palestra A metodologia de Projetos como recurso de ensino e de aprendizagem na sala de aula.

A descrição do conceito do recurso de aprendizagem. Como a Metodologia de Projetos se contrapõe ao modelo tradicional de educação, destacando as propostas e vantagens dessa metodologia para a educação, principalmente nos dias de hoje. Apresentação de ideias e possibilidades de trabalho dentro da proposta da Metodologia de Projetos visando a Educação Inclusiva.

Carla Helena Fernandes, pedagoga pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Estácio de Sá, Mestrado em Educação pela UCDB – Universidade Católica Dom Bosco, e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UNICAMP. Como pesquisadora, se volta ao estudo e investigação da formação inicial e continuada de professores, das concepções e práticas pedagógicas e da inclusão escolar. É professora do Mestrado em Educação da UNIVÁS – Universidade do Vale do Sapucaí, em Pouso Alegre – MG.

10h às 10h30 – Palestra O Atendimento Educacional Especializado para alunos com Deficiência Intelectual: como se dá essa prática?

A experiência do professor, seus objetivos e os recursos pedagógicos mais apropriados para o trabalho com o aluno com Deficiência Intelectual.

Andreia dos Santos Jesus, pedagoga, coordenadora-formadora na Organização Mais Diferenças, atua há 20 anos na formação de professores em Educação Inclusiva.

10h30 às 11h – Coffee break.

11h às 13h – Mesa Redonda: Experiências Inclusivas de alunos com deficiência intelectual nos diferentes cenários educacionais.

Relatos de experiências inclusivas de sucesso, estratégias e recursos utilizados nas práticas.

Sona Khatchig Karamekian, Colégio São José do Maranhão; Maria da Paz Castro – Gunga, Escola da Vila; Railda Lopes da Rocha, Centro Educacional Unificado / Escola Municipal de Ensino Fundamental (CEU/EMEF) Parque Bristol e Luciana da Silva Almeida, Centro de Apoio Pedagógico Especializado (CAPE).

Espaço para discussão.

13h às 14h – Almoço.

14h às 16h – Palestra Como avaliar o aluno com Deficiência Intelectual e definir indicadores que poderão sugerir avanços na aprendizagem?

Conceitos de avaliação e apresentação de algumas estratégias importantes utilizadas com sucesso na avaliação do aluno com Deficiência Intelectual.

Sandra Paula da Silva Batistão, pedagoga pela Faculdade de São Bernardo do Campo e especialização em Deficiência Intelectual e Educação Especial, mestranda em Mudanças Sociais e Políticas Públicas na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP; colaboradora da Universidade Federal do Ceará, tutora do MEC no curso de AEE e integrante da Comissão Executiva do FOPEI (Fórum Permanente de Educação Inclusiva do ABC Paulista). Atua como professora assessora de educação inclusiva da Prefeitura Municipal de Santo André e como docente na Faculdade Instituto Educacional do Estado de São Paulo (IESP) nas disciplinas de Didática e Educação Inclusiva. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva.

16h – Encerramento.

Investimento: Profissionais: R$ 160,00

Estudantes e APAEs – R$ 130,00.

INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES:
instituto@apaesp.org.br
(11) 5080-7007​​​.

Acesso em http://www.apaesp.org.br/instituto/Cursos/Paginas/Semin%C3%A1rios/Semin%C3%A1rio-Pr%C3%A1tica-Pedag%C3%B3gica-Inclusiva.aspx

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s