NOVOS CURSOS PARA EMPREENDEDORES NO INSTITUTO GÊNESIS DA PUC-RIO

Publicado: agosto 25, 2014 em Uncategorized

Setores da Música, Mercado Editorial, Patrimônio Cultural, Orgânicos e Esportes de Aventura estão no programa, com participação de executivos do mercado e especialistas.

O Instituto Gênesis está com inscrições abertas para cursos de extensão com ênfase em empreendedorismo em cinco setores da economia criativa. As aulas tratam de diversos temas, como: inovação na gestão de espaços culturais, da memória e do turismo histórico no Rio; negócios sustentáveis no setor da gastronomia e de orgânicos; negócios que utilizem a cidade como cenário para o esporte, lazer e turismo de experiência; mercado editorial no Brasil e music business, que chega à sexta edição com ótima avaliação. Os cursos têm a supervisão de Léo Feijó, jornalista, empresário cultural e consultor no campo da economia criativa que há cinco anos gerencia projetos no Instituto Gênesis.

Inscrições pelo site http://www.cce.puc-rio.br ou central de atendimento 0800 970 9556

Música & Negócios: Empreendedorismo e Inovação

De 09/09 a 04/12 | terças e quintas das 19h às 22h

Coordenação: Leo Feijó

Considerado o mais completo sobre Music Business no Brasil, o curso Música & Negócios tem duração de três meses. As aulas serão ministradas por professores da PUC como a mestre e doutora Sandra Korman, o pesquisador Miguel Jost, executivos como João Augusto, fundador da Deckdisc; Bernardo Amaral, diretor do HSBC Arena; Luzia Canepa, ex-diretora da Dream Factory (empresa realizadora do Rock in Rio); Sergio Affonso, presidente da Warner Music; Sandra Jimenez, do YouTube/Google, e Plínio Profeta, músico e produtor de trilhas sonoras.

Dentre os temas abordados estão o Mercado Fonográfico, Marketing Digital, Distribuição, Direitos Autorais, Captação de Recursos, Editais, Eventos, Tecnologia, Ecossistema da Cultura, Plano de Carreiras e Negócios, Gestão de Arenas Multiuso e Casas de Espetáculo, Trilhas Sonoras para TV e Cinema, Mercado de Estúdios e Produção Musical, entre outros.

Matrículas abertas.

Cidades Criativas e Patrimônio Cultural: Empreendedorismo e Inovação

de 16/09 a 01/12 | segundas e quintas das 19h às 22h

Coordenação: Aline Xavier e Paula de Oliveira Camargo

Oferecer um panorama do patrimônio cultural, da inovação na gestão de projetos e empreendimentos e as oportunidades no turismo histórico e da memória na cidade do Rio de Janeiro estão entre os objetivos do curso Cidades Criativas e Patrimônio Cultural. Serão apresentados estudos de casos de inovações no setor público e privado e a comparação com modelos em outras cidades no mundo, nas relações entre o global e o local. Entre os temas abordados estão estratégicas de renovação urbana; eventos como agentes de transformação territorial e novas economias: Salone del Mobile e Fuori Salone, ArtRio, CRio, Portas Abertas, FLIP, Feira do Lavradio, e outros; editais de patrimônio nas esferas federal, estadual e municipal; grandes empresas e a associação da imagem a espaços culturais e iniciativas de preservação; Smart Cities: a tecnologia como promotora das interações urbanas; place branding: como as cidades vem se posicionando no cenário mundial para atrair investimentos e movimentar a economia, entre outros.

Dentre os profissionais que compõe o corpo docente estão Silvia Finguerut, arquiteta e especialista em estudo e restauro de Monumentos pela Universidade de Roma, ex-gerente da Fundação Roberto Marinho e atual coordenadora de projetos da FGV Projetos, responsável pela modernização da Biblioteca Nacional, entre outros; Deca Farroco, coordenadora de projetos de Patrimônio e Cultura da Fundação Roberto Marinho (MAR, MIS e Museu do Amanhã, entre outros); Luis Marcelo Mendes, especialista em inovação em museus; Aline Xavier, arquiteta e mestre em urbanismo, coordenadora no Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH); Paula de Oliveira Camargo, gerente do Centro Carioca de Design (vinculado ao IRPH), arquiteta, urbanista e mestre em História, Política e Bens Culturais pelo CPDOC/FGV; o professor Eduardo Moreira da Costa (PUC-Rio e UFSC), diretor geral do ÁgoraLab (Cidades Inteligentes Humanas); Priscila Melo, historiadora, fundadora da agência Rios de História, Lucas van de Beuque (Museu Casa do Pontal), Liana Brazil (SuperUber), Tiago Petrik (editor do Rio ETC), Laura Taves (Azulejaria) e outros.

Mercado Editorial e Transmídia: Novos negócios do Conteúdo

de 22/09 a 10/12 | segundas e quartas das 19h às 22h

Coordenação: Bruno Zolotar e Leo Feijó

Com o objetivo de indicar modelos de negócios no campo da literatura, do conteúdo produzido para diversas mídias e de apresentar oportunidades de desenvolvimento de novos produtos no segmento, o curso Mercado Editorial e Transmídia: Novos negócios do Conteúdo abre inscrições em agosto.

A coordenação de conteúdo é de Bruno Zolotar, diretor do Grupo Editorial Record e responsável pelo planejamento de marketing de 11 editoras. O curso abordará a fundo a ampliação do uso de plataformas digitais, a realidade dos grandes grupos editoriais, a produção editorial, a autopublicação e as feiras literárias, além de apresentar orientações sobre estudo de setor e planejamento de negócios. Entre os professores estão Martha Ribas, fundadora da Casa da Palavra (Grupo Leya), o pesquisador Miguel Jost, mestre e doutor em estudos de literatura pela PUC-Rio; o editor Júlio Silveira, da Ímã Editorial, que fala sobre a cadeia do livro no cenário digital, entre outros professores e profissionais com experiência de mercado. O eixo de planejamento de negócios e carreiras terá Luís Vabo Jr, Karen Soares e Sandra Korman (PUC-Rio).

Gastronomia, Orgânicos e Alimentação Saudável: Negócios Sustentáveis

De 29/09 a 10/12 | segundas e quartas das 19h às 22h

Coordenação: Juliana Dias e Leo Feijó

O curso Gastronomia, Orgânicos e Alimentação Saudável: Negócios Sustentáveis aborda o aumento da demanda por uma melhor alimentação e os novos negócios nessa cadeia produtiva. Serão apresentados diversos conceitos, tendências, iniciativas pioneiras, modelos de negócios, estudo de casos bem-sucedidos entre os negócios do setor, orientação sobre planejamento de vida e carreira e ferramentas de planejamento de novos empreendimentos.

As aulas serão ministradas por profissionais reconhecidos, como Teresa Corção (Instituto Maniva), Flávia Quaresma (Palato Gourmand), David Hertz (Gastromotiva), Maria Beatriz Martins (Planeta Orgânico), Juliana Dias, co-líder do Slow Food Rio, representando a associação no Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Rio (Consea-Rio), Monica Chiffoleau (Rede Ecológica), Marcio Mattos, representante da Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro (ABIO), a mestre e doutora Sandra Korman, entre outros. O planejamento de negócios terá orientação de Luís Vabo Jr.

Rio Outdoor: Esportes de Aventura, Ecoturismo e Empreendedorismo

de 06/10 a 10/12 | segundas e quartas das 19h às 22h

Coordenação: Paula Rascão e Rodrigo Lasmar

Quem deseja empreender no setor de atividades ao ar livre, pode se inscrever no curso Rio Outdoor: Esportes de Aventura, Ecoturismo e Empreendedorismo. Com duração de dois meses, o curso tem como objetivo apresentar modelos de negócios do esporte, lazer e turismo ao ar livre, associados ao meio ambiente e à cidade. Dentre os temas abordados, serão apresentados estudos casos de sucesso de empreendimentos no setor, o potencial de parques, lagoas e praias no Rio e no Brasil, a legislação sobre o tema, os negócios de fornecimento de produtos e serviços para o setor, além de hábitos de consumo e modelos de planejamento de carreira e negócios. Nesse universo serão considerados negócios em algumas das modalidades: trilhas, escalada, stand-up paddle, slackline, bicycling, skate, streetdance, canoagem, rafting, vela, maratonas, voo livre, basejump, paraquedismo, paraglide, surfe, bodyboard, surfe de peito, kitesurfe, futevôlei, vôlei de praia, entre outros.

Com um corpo docente renomado, as aulas contam com a participação, entre outros, de Ruy Marra, especialista em neurociência no esporte de aventura e resiliência, autor do livro “Decolando para a felicidade” (Rocco) e sócio da Superar Consultoria; Gabriel Werneck, sócio da Lagoa Aventuras, gestora de práticas de lazer no Parque da Catacumba, entre outros empreendimentos; o surfista Carlos Burle, atleta de alta performance; Tatyana Gallotti, professora de yoga e proprietária de loja especializada em produtos para o segmento, além do eixo sobre planejamento de vida e carreira, com a mestre e doutora Sandra Korman (PUC-Rio) e o módulo sobre pesquisa de setor, com Karen Soares .

Fonte: Comunicação e Marketing PUC-Rio.

Fonte: Comunicação e Marketing PUC-Rio.

Inscrições pela central de atendimento 0800 970 9556 ou pelo site http://www.cce.puc-rio.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s