Artur Avila: Medalha Fields, premiação considerada o Nobel da Matemática.

Publicado: agosto 17, 2014 em Uncategorized

Ele concluiu a graduação em 2001, no Instituto de Matemática da UFRJ.

Por Jean Souza e Fernanda Freitas.

O pesquisador Artur Avila foi agraciado esta semana com a Medalha Fields, premiação considerada o Nobel da Matemática. A cerimônia de entrega aconteceu na Coreia do Sul, no dia 12/8, durante o Congresso Internacional de Matemáticos.

A conquista de Artur o coloca no posto de primeiro pesquisador brasileiro e da América Latina a receber a medalha, concedida a cada quatro anos pela União Internacional de Matemáticos.

Artur foi aluno de graduação da UFRJ, onde concluiu o curso em 2001, no Instituto de Matemática. Professores da universidade receberam com orgulho a notícia, o que levou o Conselho Universitário (Consuni) da UFRJ a publicar nesta quinta-feira (14/8) uma moção, parabenizando-o pelo feito.

Leia a íntegra do documento:

MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO AO IMPA, À UFRJ E AO MATEMÁTICO ARTUR AVILA CORDEIRO DE MELO:

O Consuni, reunido em sessão no dia 14 de agosto de 2014, se soma às felicitações a Artur Ávila Cordeiro de Melo, premiado com a prestigiosa Medalha Fields (2014), por suas notáveis contribuições no campo dos sistemas dinâmicos, provando resultados decisivos que resolveram problemas há muito tempo em aberto. Destaca a sua postura colaborativa, visto que, conforme o Parecer que justifica a premiação, “quase todo seu trabalho foi feito por meio de colaborações com cerca de 30 matemáticos de todo mundo, contribuindo para o avanço da matemática por meio de um formidável poder técnico, engenhosidade e tenacidade de um mestre em resolver problemas e um profundo senso para questões profundas e significativas”.

Felicita os seus professores no Instituto de Matemática da UFRJ, no qual se graduou e no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), instituição em que concluiu o seu mestrado e o seu doutorado, este sob orientação do professor Wellington de Melo. A sua atuação como pesquisador do Impa expressa a consolidação do trabalho de gerações de pesquisadores que exigiram um patrimônio científico de intensa importância para a ciência brasileira mundial.

Presidentes da França e do Brasil parabenizaram o pesquisador:

Com dupla nacionalidade, Artur Ávila reside atualmente na França, onde é diretor do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS).

A presidente Dilma Rousseff utilizou sua conta no Twitter para felicitar Artur e ressaltar a importância de sua vitória para o país. “O reconhecimento mundial do trabalho de Ávila enche de orgulho a ciência brasileira e todo o Brasil”, elogiou.

O presidente da França, François Hollande, divulgou nota oficial, parabenizando o pesquisador, e ressaltando que sua atividade no país demonstra a atratividade da França no domínio da investigação científica.

Segundo Artur, o fato de um brasileiro ter conquistado essa medalha será uma motivação para os estudantes do Brasil.

Fonte: Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ – ASSESSORIA DE IMPRENSA – GABINETE DO REITOR.
(Publicado em: 14/08/2014). Acesso em

http://www.ufrj.br/mostranoticia.php?noticia=15009_Ex-aluno-da-UFRJ-e-premiado-com-Nobel-da-Matematica.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s