Mestrado e Doutorado em Saúde Pública, Epidemiologia, Informação e Comunicação em Saúde.

Publicado: agosto 16, 2014 em Uncategorized

Mestrado em Saúde Pública:

O curso de mestrado em Saúde Pública, da área de Saúde Coletiva, é credenciado pelo Conselho Federal de Educação. O curso destina-se à preparação de profissionais de alto nível para docência, pesquisa e gestão. Os cursos são divididos em subáreas, numa perspectiva interdisciplinar e multiprofissional.

Subáreas de concentração (conforme informações da Plataforma Siga SS): Abordagem Ecológica de Doenças Transmissíveis; Políticas, Planejamento, Gestão e Práticas em Saúde; Políticas Públicas e Saúde; Saneamento Ambiental; Saúde e Sociedade (não oferecerá vagas para o Mestrado em Saúde Pública em 2015); Saúde, Trabalho e Ambiente; Território, Vigilância e Avaliação das Condições de Saúde (Antiga área de concentração ‘Processo Saúde-Doença, Território e Justiça Social’); e Violência e Saúde.

Coordenação:
Dr. Nilson do Rosário Costa (nilson@ensp.fiocruz.br).
Dra. Marly Marques da Cruz (marly@ensp.fiocruz.br).
E-mail de contato: (posgrad-sp@ensp.fiocruz.br).

Doutorado em Saúde Pública:


O curso de Doutorado em Saúde Pública, da área de Saúde Coletiva, credenciado pelo Conselho Federal de Educação, visa à formação de profissionais para atuar nas áreas de docência e pesquisa. Tem por objetivo formar profissionais para o desenvolvimento de conhecimentos científicos, condução de pesquisas originais e independentes no campo da Saúde Coletiva, bem como para a docência no ensino superior e na pós-graduação.

Linhas de Pesquisa (conforme informações da Plataforma Siga SS): Alimentação e Nutrição; Assistência Farmacêutica; Avaliação de Políticas, Sistemas e Programas de Saúde; Avaliação de Serviços e Tecnologias em Saúde; Avaliação do Impacto sobre a Saúde dos Ecossistemas; Bioética; Biossegurança e Ambiente; Construção do Conhecimento Epidemiológico Aplicado às Práticas de Saúde; Desenvolvimento, Estado e Saúde; Desigualdades Sociais, Modelos de Desenvolvimento e Saúde – PSP; Determinação e Controle de Endemias; Direito, Saúde e Cidadania; Economia da Saúde; Educação e Comunicação em Saúde; Epidemiologia de Doenças Crônicas – PSP; Epidemiologia de Doenças Transmissíveis; Ética Aplicada e Bioética; Exposição a Agentes Químicos, Físicos e Biológicos e Efeitos Associados na Saúde Humana e Animal; Formulação e Implementação de Políticas Públicas e Saúde; Gênero e Saúde; Habitação e Saúde; Informação e Saúde; Instituições, Participação e Controle Social; Modelagem Estatística, Matemática e Computacional Aplicada à Saúde; Paleopatologia, Paleoparasitologia e Paleoepidemiologia; Pesquisa Clínica; Planejamento e Gestão em Saúde; Política e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação (Ct&I) em Saúde; Políticas e Sistemas de Saúde em Perspectiva Comparada; Profissão e Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde; Promoção da Saúde; Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente; Saúde e Trabalho; Saúde Indígena; Saúde Mental; Saneamento e Saúde Ambiental – PSP; Saúde Global e Diplomacia da Saúde; Toxicologia e Saúde – PSP; Vigilância Epidemiológica; Vigilância Sanitária; Violência e Saúde.

Coordenação:

Dr. Nilson do Rosário Costa (nilson@ensp.fiocruz.br).
Dra. Marly Marques da Cruz (marly@ensp.fiocruz.br).
E-mail de contato: posgrad-sp@ensp.fiocruz.br

Mestrado em Saúde Pública e Meio Ambiente:

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente, credenciado pelo Conselho Federal de Educação, tem como objetivo a capacitação de docentes, pesquisadores e gestores em saúde e ambiente, numa perspectiva interdisciplinar, multiprofissional e interinstitucional, para a análise e proposição de soluções sobre os efeitos decorrentes das exposições ambientais na saúde humana. Está voltado para profissionais e pesquisadores das áreas de saúde e do meio ambiente com formação, em nível de graduação, em diferentes campos do conhecimento e interessados na análise de problemas de saúde e ambiente.

O mestrado em Saúde Pública e Meio Ambiente conta atualmente com três áreas de concentração, a saber: Epidemiologia Ambiental; Gestão Socioambiental e Promoção da Saúde; e Toxicologia Ambiental.

Coordenação:

Dra. Gina Torres Rego Monteiro (gtorres@ensp.fiocruz.br)
E-mail de contato: posgrad-spma@ensp.fiocruz.br

Doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente:

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente, credenciado pelo Conselho Federal de Educação, tem como objetivo a capacitação de docentes, pesquisadores e gestores em saúde e ambiente, numa perspectiva interdisciplinar, multiprofissional e interinstitucional, para a análise e proposição de soluções sobre os efeitos decorrentes das exposições ambientais na saúde humana. Está voltado para profissionais e pesquisadores das áreas de saúde e do meio ambiente com formação, em nível de graduação, em diferentes campos do conhecimento e interessados na análise de problemas de saúde e ambiente.

Linhas de pesquisa: Desigualdades Sociais, Modelos de Desenvolvimento e Saúde; Epidemiologia de Doenças Crônicas; Epidemiologia do Câncer; Exposição a Agentes Químicos, Físicos e Biológicos e Efeitos Associados na Saúde Humana e Animal; Exposições Ambientais e Avaliação dos Efeitos no Ciclo de Vida; Gestão Ambiental e Saúde; Patologia Clínica, Ambiental e do Trabalho; Saneamento e Saúde Ambiental; Saúde Ambiental Infantil; e Toxicologia e Saúde.

Coordenação:
Dra. Gina Torres Rego Monteiro (gtorres@ensp.fiocruz.br)
E-mail de contato: posgrad-spma@ensp.fiocruz.br

Mestrado em Epidemiologia em Saúde Pública:

O mestrado em Ciências na área de Epidemiologia em Saúde Pública, credenciado pelo Conselho Federal de Educação, tem como objetivo a formação de docentes, pesquisadores e gestores numa perspectiva interdisciplinar e multiprofissional. É desenhado para capacitar profissionais para análise, planejamento, desenvolvimento, implementação e avaliação de políticas públicas e tecnologias, considerando os contextos epidemiológico, social e ambiental, nos cenários nacional e internacional. Conta atualmente com quatro áreas de concentração, abaixo descritas.

Segundo a Plataforma Siga SS, o programa conta, atualmente, com quatro subáreas de concentração: Epidemiologia Geral; Métodos Quantitativos em Epidemiologia; Epidemiologia, Etnicidade e Saúde; e Epidemiologia das Doenças Transmissíveis.

Coordenação:
Dra. Silvana Granado Nogueira da Gama.
Dra. Mariza Miranda Theme Filha.
E-mail de contato: posgrad-epi@ensp.fiocruz.br

Doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública:

O Doutorado em Epidemiologia, credenciado pelo Conselho Federal de Educação, visa à formação de profissionais para atuar nas áreas de docência e pesquisa.

As linhas de pesquisa são: A construção do conhecimento epidemiológico e sua aplicação às práticas de saúde; Avaliação de políticas, sistemas e programas de saúde; Avaliação de serviços e tecnologias em saúde; Desigualdades sociais, modelos de desenvolvimento e saúde; Determinação e controle de endemias; Epidemiologia de doenças crônicas; Epidemiologia de doenças transmissíveis; Informação e saúde; Modelagem estatística, matemática e computacional aplicadas à saúde; Paleopatologia, paleoparasitologia e paleoepidemiologia; Saúde da mulher, da criança e do adolescente; Saúde indígena; e Saúde mental.

Coordenação:
Dra. Silvana Granado Nogueira da Gama.
Dra. Mariza Miranda Theme Filha.
E-mail de contato: posgrad-epi@ensp.fiocruz.br).

Fonte: Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Acesso em http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/35862

VER TAMBÉM: Mestrado e Doutorado em Informação e Comunicação em Saúde.>>

Estão abertas as inscrições para o mestrado e doutorado 2015 do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS), do Icict/Fiocruz, voltado para profissionais que trabalhem ou tenham interesse nas áreas de informação, comunicação e saúde.

O Programa compreende dois cursos, de oferta regular, contínua e gratuita, que são o mestrado acadêmico e o doutorado em Informação e Comunicação em Saúde. Os cursos têm como objetivo a formação de pessoal qualificado para o desenvolvimento de atividades de pesquisa, de ensino e de atividades profissionais relacionadas à Informação e Comunicação no campo da Saúde.

A área de concentração para os dois cursos é Configurações e Dinâmicas da Informação e da Comunicação em Saúde, com as seguintes linhas de pesquisa: Informação, Comunicação e Inovação em Saúde e Informação, Comunicação e Mediações em Saúde. Para o mestrado, estão designadas 12 vagas e para o doutorado, oito.

As inscrições seguem abertas até o dia 29/9.

Outras informações devem ser obtidas no setor de Gestão Acadêmica do Icict, que fica na Av. Brasil, 4.036, Prédio da Expansão do Campus, sala 210, em Manguinhos, telefones (21) 3882-9063 ou (21) 3882-9033, ou pelo e-mail ppgics@icict.fiocruz.br

Origem: Icict/Fiocruz.

Fonte: Portal FIOCRUZ. Acesso em http://portal.fiocruz.br/pt-br/content/abertas-inscricoes-para-mestrado-e-doutorado-em-informacao-e-comunicacao-em-saude

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s