Estação das Letras – Cursos de Literatura, Escrita e Mercado Editorial.

Publicado: agosto 15, 2014 em Uncategorized

Cursos Iniciando em Setembro de 2014.

Profissão: Editor – EMENTA.

O negócio do livro e seus a(u)tores. O livro como produto comercial e bem cultural. O editor-gestor. O editor de marketing. O editor de planilhas. O editor clássico. Conceito de edição. A edição de livros e seu processo. Como funciona uma empresa editorial? Mercado editorial e mercado livreiro. Livro para que público. Quem decide o que você lê? A construção do catálogo e as linhas editoriais. A engrenagem editorial: perfis, funções, atividades. Viver de livro: o preço, o risco, a vocação. Negociações, responsabilidades, dilemas, estratégias, diagnósticos, resultados. Público-alvo Profissionais e estudantes de comunicação (jornalismo, produção editorial, publicidade e marketing), administração, letras e ciências humanas em geral. Editores, editores-assistentes, consultores, bibliotecários, livreiros, profissionais e futuros profissionais do livro e da cultura, assessores de imprensa, empreendedores em mercado editorial.
PROFESSOR:

Michelle Strzoda – Diretora editorial da Babilonia Cultura Editorial, é jornalista, tradutora, editora e gestora cultural. Cursou Edição de Livros na Universidad Complutense de Madrid, Jornalismo na ECO|UFRJ e Letras na Uerj. Trabalha há 12 anos com livros, tendo exercido cargos como publisher, editora executiva, coordenadora editorial, de comunicação e conteúdo em editoras como Grupo Editorial Record, Casa da Palavra e Tinta Negra Bazar Editorial. Colaborou para jornais e revistas como Folha de S. Paulo, O Globo, Jornal Rascunho, Cult, Bons Fluidos. É autora de O Rio de Joaquim Manuel de Macedo: jornalismo e literatura no século XIX (Casa da Palavra | Biblioteca Nacional), finalista do prêmio Jabuti 2011.

Oficina do Conto (Avançada).

EMENTA:

Processos criativos, desenvolvimento do enredo, composição de personagens, técnicas narrativas e adequação da linguagem do conto, tendo como referência a literatura moderna e pós-moderna.

PROFESSOR:

Jair Ferreira dos Santos – Poeta, ficcionista e ensaísta, ganhador do prêmio APCA. Autor de A inexistente arte da decepção e de Cybersenzala (contos), entre outros.

AGENDA:

De 10/09 a 26/11 (4.as feiras) das 16h30 às 18h30 | Carga horária: 24h/aula.

Laboratório de Vivência Literária:

EMENTA:

O escritor Luiz Ruffato propõe uma reflexão sobre o ato de escrever, particularmente no que diz respeito à prosa de ficção. Nos encontros, os participantes são estimulados a produzir textos e discuti-los e analisá-los em conjunto.

PROFESSOR:

Luiz Ruffato – Escritor mineiro, tem livros publicados na Itália, França, Portugal e Argentina. Autor de Eles eram muitos cavalos, De mim já nem se lembra, Estive em Lisboa e lembrei de você e Domingos sem Deus, entre outros.

AGENDA:

Dia 20/09 (sábado) das 10h às 16h | Carga horária – 06h/aula.

Informações sobre outros cursos em http://estacaodasletras.com.br/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s