II Curso de História do Rio – Do Valongo a Favela.

Publicado: agosto 8, 2014 em Uncategorized

Aos sábados, entre os meses de agosto e setembro.

PROGRAMA:

II CURSO DE HISTÓRIA DO RIO – DO VALONGO A FAVELA:

O curso relaciona-se com as discussões apresentadas na exposição Do Valongo à Favela: Imaginário e Periferia e oferece a seu público – professores, estudantes, historiadores, pesquisadores e interessados em geral pela história da cidade – um panorama diversificado do pensamento contemporâneo sobre a história do Rio de Janeiro.

Nesse segundo curso reunimos pesquisadores que abordarão os temas:

Sábado, 16/08 – 10h.
Aula I – Rio Alucinado, anos 1950-70: espaços simbólicos, territórios segregados e horizontes possíveis.

As décadas imediatamente após a II Guerra Mundial (anos 1950 a 1970) foram marcadas por prodigiosos saltos tecnológicos, que ensejariam a formação tanto das redes informacionais quanto da sociedade globalizada. Esse rearranjo em escala mundial promoveria uma transfiguração das metrópoles, com ressonâncias diretas no Brasil. Inserida nesse amplo contexto, a cidade do Rio de Janeiro veria se acentuarem suas contradições sociais e urbanas, ao mesmo tempo em que se tornava num dos polos mais instigantes e criativos da cultura contemporânea.

Professor Nicolau Sevcenko (USP).
Professor Titular de Historia e Cultura Brasileiras da Universidade Harvard; Professor aposentado do Departamento de História da FFLCH da Universidade de São Paulo; Autor, entre outros livros, de Literatura como Missão (Brasiliense, 83; Cia. das Letras, 2004), A Revolta da Vacina (Brasiliense, 85; Scipione, 92; Cosac&Naify 2010) e Orfeu Extático na Metrópole (Cia. das Letras, 93); Pindorama revisitada (Ed. Fundação Peirópolis, 2000) e A corrida para o século XXI: no loop da montanha-russa (Cia. das Letras, 2001); coordenador do terceiro volume da História da Vida Privada no Brasil (Cia. das Letras, 1998).

Sábado, 23/08 – 10h.
Aula II – Um século de favela através da música.
Em um enfoque histórico-antropológico, trabalharemos de forma lúdica um século de história das favelas através de músicas, sobretudo sambas.

Professor Marcos Alvito Pereira de Souza (UFF),
Marcos Alvito é carioca de Botafogo, Flamengo até morrer e dá aula na Universidade Federal Fluminense desde o longínquo ano de 1984. Tem formação em História e Antropologia. Ama a sala de aula, onde sempre aprende muito mais do que ensina. Acha a especialização uma “burrificação voluntária” e por isso já trabalhou e pesquisou diversos temas: a Grécia antiga, as favelas cariocas, a polícia militar, a história oral, as religiões afro-brasileiras, as torcidas organizadas, o futebol inglês, o jongo e mais recentemente a formação de jogadores de futebol. Tem sete livros publicados. Os dois mais recentes são Histórias do Samba: de João da Baiana a Zeca Pagodinho (Matrix, 2013) e A rainha de chuteiras: um ano de futebol na Inglaterra (Apicuri, 2014). Está finalizando um livro de crônicas chamado Como fazer bebês em 1966, as quais podem ser conferidas no Blog: http://www.autobiografiadosmeusprimos.blogspost.com.br .

Sábado, 06/09 – 10h:

Aula III – O povo de Cam e as rameiras: escravidão e prostituição no Rio de Janeiro.
Nesta palestra, procuraremos abordar a questão da prostituição no âmbito da cidade do Rio de Janeiro no século XIX, que foi a maior metrópole escravista das Américas. Focalizaremos, primeiramente, o desenvolvimento econômico, estimulado pela expansão da cafeicultura escravista, e crescimento populacional da cidade, proporcionado tanto pelo tráfico de escravos africanos e imigração de trabalhadores europeus livres. Em segundo lugar, abordaremos a problemática do grande desequilíbrio sexual na população da cidade, com muito mais homens do que mulheres, que possibilitava o crescimento da prostituição pela cidade, que era exercida por mulheres livres, escravas e libertas. Em terceiro lugar, analisaremos os diversos tipos de prostituição existentes no Rio de Janeiro e as estratégias que as autoridades médicas e policiais utilizaram para conter e controlar a expansão do meretrício pela cidade.

Professor Luiz Carlos Soares (UFF),
Obteve Licenciatura em História pela Universidade Federal Fluminense (1975), Bacharelado em História pela Universidade Federal Fluminense (1976), Mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1980) e Doutorado em História pelo University College London (Universidade de Londres, 1988). Atualmente é Professor Titular Aposentado da Área de História Moderna e Contemporânea do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense, Professor Visitante Senior do Programa de História da Ciência da Técnica e Epistemologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Sócio da Associação Nacional de História, e Membro do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de História da Ciência. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea, História da Ciência e da Tecnologia e Teoria e Filosofia da História.

Sábado, 13/09 – 10h:
Aula IV – Escravidão, Cativeiro e Quilombo.
Revisão sobre o estado atual da pesquisa histórica sobre a escravidão no mundo Atlântico e no Rio de Janeiro em especial, especificidade da memória da escravidão entre os descendentes da última geração de africanos chegados pelo tráfico atlântico de escravos no Rio de Janeiro, o quilombo como forma histórica de resistência na sociedade escravista e o reconhecimento de comunidades remanescentes de quilombo nos termos da Constituição de 1988 como política de reparação.

Professora: Hebe Maria Mattos de Castro (UFF),
Hebe Mattos, professora titular de história do Brasil da UFF é coordenadora do Laboratório de História Oral e Imagem(LABHOI/UFF) e autora de livros e filmes sobre a história e a memória da escravidão atlântica no Rio de Janeiro, entre eleso livro “Das Cores do Silêncio” (1993, 2014) e a caixa de DVDs Passados Presentes (LABHOI, 2011).

Sábado, 20/09 – 10h:
Aula V – Ritual na arte afro-brasileira.
Os últimos 50 anos na arte brasileira que tem dialogado com a questão afro-descendente.

Professor: Roberto Conduru (UERJ),
Historiador da arte, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Informações e inscrições em Inscrições: http://goo.gl/ddjxes

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s