Carta Universitária Rio 2014 propõe ações estratégicas para as universidades ibero-americanas.

Publicado: agosto 2, 2014 em Uncategorized

Encontro de Reitores

ASSESSORIA DE IMPRENSA – GABINETE DO REITOR
assessoria@reitoria.ufrj.br
Por Diane Dias*

O 3º Encontro Internacional de Reitores Universia, realizado nos dias 28 e 29/7, no Riocentro, Barra da Tijuca, terminou com a publicação de uma carta de intenções dos participantes do evento. Durante o discurso de encerramento na terça-feira, 29/7, o presidente da rede Universia, Emílio Botín, informou que os debates realizados antes e durante o evento deram origem à Carta Universitária Rio 2014.

“Essas conclusões devem ser trabalhadas e difundidas para que não sejam apenas mais uma declaração institucional sobre a universidade”, disse Botín.

A carta apresenta, de maneira geral, questões estratégicas e propostas para as universidades ibero-americanas, e foi dividida em três partes. A primeira apresenta 10 questões-chave para serem refletidas pelas universidades, como, por exemplo, a consolidação do espaço ibero-americano do conhecimento, a atenção às novas expectativas dos estudantes, a ampliação da internacionalização e das iniciativas de mobilidade, entre outras.

Em seguida, sugere propostas efetivas de atuação, a fim de pôr em prática as questões levantadas, tais como programas acadêmicos transnacionais e a criação do Espaço Digital Ibero-americano. A carta termina com o compromisso de todas as universidades ibero-americanas participantes do evento em divulgar o documento para os governos e sociedade.

“Este compromisso começa dentro das próprias universidades, que manifestam a sua vontade de desenvolver as orientações e propostas expressas nesta Carta Rio 2014; e se estende também aos responsáveis governamentais. Com este fim é feito um apelo para que sejam favorecidos os investimentos públicos e privados em educação, pesquisa, desenvolvimento e inovação, até ser alcançada uma percentagem do PIB similar a dos países com os sistemas universitários mais reconhecidos.”

Confira a Carta Universitária Rio 2014 na íntegra em http://www.universiario2014.com/o-evento/material/CARTA_RIO_FINAL_PT.pdf?culture/pt-br/

Fonte: UFRJ: ASSESSORIA DE IMPRENSA – GABINETE DO REITOR.

Acesso em http://www.ufrj.br/mostraNoticia.php?noticia=14975_Carta-Universitaria-Rio–propoe-acoes-estrategicas-para-as-universidades-ibero-americanas.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s