A dança e os princípios canônicos da audiodescrição.

Publicado: julho 21, 2014 em Uncategorized

Por Lívia Motta*.

Audiodescrever um espetáculo de dança é sempre um grande desafio, um trabalho delicado e minucioso que precisa, necessariamente, incluir leveza na escolha das palavras, musicalidade na voz que narra os movimentos e conhecimento de termos técnicos que traduzem os passos.

Não dá para ficar presa aos princípios canônicos da audiodescrição, ou seja, descrever somente aquilo que vemos. É preciso ir além, juntar movimentos, iluminação, cenário e figurino, ao significado da coreografia, ao tema, à proposta do coreógrafo e diretor cênico. Tudo isso, “junto e misturado”, para criar um todo significativo e compor um roteiro que acompanhe a estética do espetáculo.

Comecei a incluir termos mais técnicos na audiodescrição dos espetáculos de ballet, como os nomes, na sua grande maioria franceses, de passos elaborados, posturas, flexões e saltitos. Para isso, tive que buscar literatura, contar com a ajuda dos coreógrafos e também dos próprios bailarinos.

Mas foi o feedback de bailarinas com deficiência visual que assistiram ao espetáculo “Quebra Nozes”, realizado no Teatro Alfa no final de 2011, que foi determinante para isso, deixando evidente a necessidade de introduzir mais termos técnicos na audiodescrição, todos eles com uma breve explicação.

Desta forma, é possível atender às expectativas tanto de leigos que podem conhecer e ampliar seu repertório cultural, como de profissionais da dança.

Leia este artigo completo de Lívia Motta no blog Ver com Palavras.

Descrição da foto por Lívia Motta: Fotografia de Fernanda Bianchini, com vestido rodado branco com corpo amarelo, dando a mão para Leo, um garotinho bailarinho com jaqueta azul e calça branca, formando uma roda com várias meninas bailarinas vestidas de princesas, no palco do Auditório Ibirapuera. Ao fundo, painel com desenho de portas em arco.

Fonte: Blog da Audiodescrição. Acesso em
http://www.blogdaaudiodescricao.com.br/2013/07/a-danca-e-os-principios-canonicos-da-audiodescricao.html

“Festival de Dança de Joinville com audiodescrição”.

A Web Rádio Mundo Cegal transmitirá ao vivo, o Festival de Dança de Joinville com audiodescrição
no dia 28/07, segunda-feira, à partir das 20h. O festival é o maior do mundo na categoria e neste ano, pela primeira vez, trará o recurso de audiodescrição, oportunizando ainda mais acessibilidade aos expectadores com deficiência visual.

“como será a primeira vez, teremos na noite de gala a audiodescrição de forma piloto, para que o instituto possa se adaptar a este recurso e a ideia que isso seja ampliado no futuro para mais noites e mais eventos que a fundação cultural venha realizar diretamente ou através de seus parceiros.”, afirma o presidente da Associação Joinvillense para a integração das pessoas com deficiência Visual, Paulo Suldóvski.

Um pouco sobre o festival: Dentro ou fora do palco, o Festival de Dança de Joinville é um evento consolidado pela tradição, pelo profissionalismo e pela pluralidade dos participantes. Concorrer na Mostra Competitiva, apresentar-se na Meia Ponta ou Palcos Abertos nas praças, bairros, shoppings e fábricas ou com um foco voltado a atividade didática. O Festival engloba a realização de cursos e oficinas com fins de aperfeiçoamento profissional, workshops gratuitos para os coreógrafos inscritos no evento, seminários de dança, projetos comunitários, palestras, debates, entre outras ações. Trazer para as noites especiais – Abertura e Gala – espetáculos que sejam montagens completas de balés consagrados ou peças de destaque de outros gêneros de dança e trabalhos de companhias de renome é também uma preocupação da Curadoria Artística e da organização do evento.

Mantido com o apoio de patrocinadores e promovido pelo Instituto Festival de Dança de Joinville, o evento reúne mais de seis mil participantes diretos e atrai público superior a 200 mil pessoas numa média de 170 horas de espetáculos, o que inclusive lhe valeu a citação como o Maior Festival de Dança do Mundo no Guinness Book desde 2005.

Não deixe de acompanhar. É dia 28 de julho, as 20 horas.
Para ouvir, basta acessar a rádio MC, no link http://www.mundocegal.com.br/radio

Origem: grupo ajidevi.Fonte: Blog da Audiodescrição. Acesso em http://www.blogdaaudiodescricao.com.br/2014/07/festival-de-danca-de-joinvile.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+BlogDaAudiodescricao+%28Blog+da+Audiodescri%C3%A7%C3%A3o%29

Outras informações sobre audiodescrição em http://www.blogdaaudiodescricao.com.br/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s